Quase a atingir os mil casos ativos de Covid 19, no concelho da Covilhã a preocupação centra-se nas instituições particulares de solidariedade social principalmente naquelas que acolhem idosos.
O mais recente surto é no Centro Comunitário das Minas da Panasqueira situado no concelho da Covilhã, mas gerido pela Santa Casa da Misericórdia do Fundão.
Dos 54 idosos acolhidos pela instituição nem todos ainda foram testados, mas o primeiro rastreio feito esta semana indicou 23 casos com resultado positivo entre os utentes e seis funcionárias infetadas.
A instituição tem no total 32 funcionárias, mas metade estão ausentes. Para além das afetadas pela doença, há outras que estão em casa porque têm os filhos infetados. A falta de pessoal tem dificultado a gestão dos recursos humanos e já obrigou a misericórdia a transferir trabalhadores de outras respostas sociais para o centro comunitário de forma a garantir o cuidado aos idosos.
São os primeiros casos registados no lar desde o início da pandemia.
O concelho da Covilhã soma esta sexta-feira 986 casos ativos. No centro hospitalar da Cova da Beira estão internadas 21 pessoas na enfermaria Covid e uma na unidade de cuidados intensivos.