Cultura

Justin Bieber atua hoje em Portugal para alguns milhares de fãs 

O músico canadiano Justin Bieber, um adolescente  da música pop que faz furor desde criança, atuará hoje no Pavilhão Atlântico,  em Lisboa, para alguns milhares de fãs. 

© Mike Cassese / Reuters

Esta será a estreia do músico de 19 anos em Portugal com um único concerto  marcado e com lotação esgotada. 

A segunda atuação em Portugal de Justin Bieber, prevista para terça-feira,  foi cancelada devido a "circunstâncias imprevistas". 

Segundo a organização, os portadores de bilhetes válidos para terça-feira  deverão dirigir-se ao respetivo local de compra para receberem o reembolso  no prazo máximo de 30 dias, ou seja até 11 de abril. 

Desde sexta-feira que vários fãs estão acampados em frente ao Pavilhão  Atlântico para garantirem lugar nas primeiras filas do concerto em Portugal  do ídolo 'pop'. 

Com 35,5 milhões de seguidores no Twitter e quase 52 milhões no Facebook,  Justin Bieber é um fenómeno que ultrapassa a escala musical. 

Aos 12 anos, ficou em segundo lugar num concurso de talentos em Stratford,  na Canadá. A família partilhou os vídeos na Internet e, em menos de nada,  Justin Bieber conheceu um dos seus ídolos, Usher, assinou contrato discográfico  e gravou o primeiro álbum, "My world", editado em 2009. Tinha então 15 anos.

Em todo o mundo há uma legião de fãs - que se autointitulam "beliebers"  - e "paparazzi" que seguem todos os passos do jovem músico. 

Justin Bieber está em digressão mundial com o terceiro álbum, "Believe",  editado no verão passado. 

Nos concertos realizados na semana passada no Reino Unido nem tudo correu  bem, depois de Justin Bieber ter feito esperar o público mais de duas horas  para uma das quatro datas em Londres. 

Na quinta-feira sentiu-se mal em palco e teve que receber oxigénio durante  20 minutos. 

Sobre o espetáculo, o jornal britânico The Guardian escreveu que Justin  Bieber quis mostrar que já não é um menino da pop, mas um adulto - entre  o rap e o rock -, apesar de se ter apresentado suspenso com umas longas  asas de anjo, recebido por milhares de fãs aos gritos. 

A atestar a histeria dos "beliebers", em Espanha, por exemplo, já há  acampamento em Madrid à porta de uma sala de espetáculos que acolherá Justin  Bieber apenas no dia 14. 

De acordo com o calendário da digressão, Justin Bieber passará os próximos  meses em palco, pelo menos até ao começo de agosto, na Europa, Canadá e  Estados Unidos. 

  Lusa