A onda de revolta surgiu após o realizador, Bernardo Bertollucci, ter revelado que Maria Schneider não sabia que as gravações do filme incluíam uma cena de violação. A revelação terá sido feita numa entrevista, só agora divulgada.
Em causa está a cena que envolve os atores Marlon Brando, então com 48 anos, e Maria Schneider, de 19, e manteiga como lubrificante.
Chris Evans, Jessica Chastain e Anna Kendrick são alguns dos atores que, via Twitter, mostraram a sua indignação.
“A todas as pessoas que adoram este filme: vocês estão a ver uma rapariga de 19 anos a ser violada por um homem de 48. O realizador planeou o ataque. Sinto-me enojada”, escreveu Jessica Chastain.
“Subscrevo. Isto é doloroso e ultrajante. Eles os dois [Marlon Brando e Bertolucci] são pessoas muito doentes para pensar que aquilo era ok”, afirmou também Evan Rachel Wood.
Na entrevista cujo vídeo foi divulgado este fim de semana, Bertollucci afirma que queria que a atriz “sentisse a humilhação e a raiva”, em vez de a representar.
O realizador disse ainda acreditar que a atriz o odiava a ele e a Marlon Brando por não lhe terem contado que iam usar manteiga como lubrificante na cena.