Agustina Bessa-Luís morreu hoje aos 96 anos. A informação foi avançada por Isabel Rio Novo, autora da biografia da escritora, em declarações à TSF.
A missa de corpo presente realiza-se amanhã às 16h00, na Sé do Porto. O funeral segue depois para Peso da Régua, revelou hoje o Círculo Literário Agustina Bessa-Luís.
Agustina Bessa-Luís estava afastada da vida pública desde que sofreu um AVC, há 13 anos.
Terça-feira dia de luto nacional
O Governo, por indicação do primeiro-ministro, decretou para terça-feira um dia de luto nacional pela morte da escritora Agustina Bessa-Luís, disse hoje à agência Lusa fonte oficial do executivo.
"O Presidente da República curva-se perante o seu génio"
Em comunicado oficial publicado no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa, expressa a sua tristeza.
Há personalidades que nenhumas palavras podem descrever no que foram e no que significaram para todos nós.
Agustina Bessa-Luís é uma dessas personalidades.
Como criadora, como cidadã, como retrato da força telúrica de um
povo e da profunda ligação entre as nossas raízes e os tempos presentes e vindouros.De “antes quebrar do que torcer” testemunhou, com o rigor inexcedível da sua escrita, nunca corrigida, o fim de um Portugal e o nascimento de outro.Um e outro feitos do Portugal eterno.
E é a esse Portugal eterno que ela pertence.
O Presidente da República curva-se perante o seu génio e expressa aos seus familiares as mais sentidas condolências.
"O Poço e a Estrada", biografia escrita por Isabel Rio Novo

Agustina Bessa-Luís nasceu em Vila Meã, Amarante, a 15 de outubro de 1922.
O seu primeiro romance foi publicado em 1948, a novela Mundo Fechado, tendo desde então escrito mais de 50 obras que vão do conto ao teatro, passado pela literatura infantil. Muitas das suas obras literárias foram adaptadas ao cinema, nomeadamente por Manoel de Oliveira, seu amigo.
Foram vários os prémios e distinções nacionais e internacionais que recebeu ao longo da vida, de que se destaca o Prémio Camões 2004, o mais alto galardão das letras em português.
