NASA e SpaceX estão a preparar uma missão histórica para 27 de maio.
O ator norte-americano Tom Cruise queria fazer um filme mesmo no espaço e tudo aponta para que o faça em breve. A NASA já confirmou que dá autorização para as filmagens dentro da Estação Espacial Internacional. Falta o ok da SpaceX para, eventualmente, o trasportar.
A agência espacial norte-americana está "entusiasmada" com a ideia de trabalhar com a estrela de "Top Gun" e de "Missão Impossível" num filme a bordo da Estação Espacial Internacional, anunciou no Twitter o responsável da NASA Jim Bridenstine, sem adiantar mais pormenores sobre o projecto.
O site Deadline Hollywood tinha avançado no fim de semana que havia rumores sobre um projeto de filme rodado no espaço, acrescentando que nele estava também envolvida a SpaceX, de Elon Musk.
Nem Elon Musk nem a sua empresa comfirmaram ter alguma ligação com o futuro filme de tom Cruise. Musk apenas publicou no Twitter uma resposta ao administrador da NASA a dizer que o projeto "deve ser muito divertido".
Ainda segundo a Deadline Hollywood, mesmo não tendo mais informações sobre este projeto, será um filme de "ação e aventura" e não terá nada a ver com a série de longas-metragens "Missão Impossível".
Por causa da pandemia de Covid-19, a Paramount Pictures anunciou no final de fevereiro que tinha de interromper a produção em Itália do próximo filme da série, o sétimo, que tinha estreia prevista para 23 de julho de 2021.
Aguarda-se a contagem decrescente para o "lift-off" deste projecto.
Estação Espacial Internacional, o posto avançado da Terra no espaço
A Estação Espacial Internacional, o maior laboratório científico construído fora da Terra, está em órbita desde 1998 a cerca de 400 km de altitude. O primeiro módulo foi lançado a 20 de novembro de 1998, mas a evolução é contínua. É a maior construção que o Homem fez fora da Terra numa parceria que junta nações "rivais".
1/30
Outubro de 2018
Reuters
2/30
Reuters
3/30
Lisboa a "sul" e Almada a "norte". O astronauta francês Thomas Pesquet fotografou Lisboa e Almada quando a Estação Espacial Internacional sobrevoou o nosso território a 25 de fevereiro de 2017.
Thomas Pesquet / ESA / NASA
4/30
Da Estação Espacial Internacional vê-se o nascer do Sol 16 vezes por dia.
NASA
5/30
Astronauta Robert L. Satcher Jr. foi dos primeiros a sair para um passeio espacial a 19 de novembro de 2009 para fazer reparações e manutenção.
REUTERS/NASA
6/30
Astronauta japonês Koichi Wakata no ginásio onde osastronautas mitigam os efeitos da microgravidade, que os faz flutuar, exercitando os músculos durante duas horas diárias.
REUTERS/NASA
7/30
Um tempestade no Inverno de 2016 que afetou toda a costa Leste dos EUA.
REUTERS/NASA
8/30
A Lua fotografada pelo astronauta da agência espacial japonesa JAXA Koichi Wakata, a 1 de fevereiro de 2014.
REUTERS/NASA
9/30
REUTERS/NASA
10/30
Uma janela sobre a Terra a mais de 400 km de altitude.
REUTERS/NASA
11/30
O astronauta da NASA Chris Cassid aguarda a melhor oportunidade para tirar uma fotografia à Terra.
REUTERS/NASA
12/30
NASA / REUTERS
13/30
NASA/Roscosmos/Handout via REUTERS
14/30
A nave não tripulada Cygnus prestes a ser apanhada pelo braço robótico da Estação. Leva mantimentos para reabastecer a Estação Espacial Internacional.
REUTERS/NASA
15/30
O astronauta da NASA Scott Kelly (a par do cosmonauta russo Mikhail Kornienko) bateu o recorde da mais longa estadia no espaço - 340 dias, a 11 de março de 2016.
REUTERS/NASA
16/30
Scott Kelly foi objeto de uma experiência para avaliar os efeitos fisiológicos e psicológicos de tão prolongada saída da Terra. "Cá em baixo" ficou o seu irmão gémeo, Mark, também astronauta, mas já na reforma, com quem se fizeram comparações.
REUTERS/NASA
17/30
O astronauta Scott Kelly tirou uma série de fotografias aos vários nascer do Sol no dia em que voltou à Terra, a 1 de março de 2016.
EUTERS/NASA/Scott Kell
18/30
Onde o deserto do Saara encontra o mar
REUTERS/NASA
19/30
Uma vista noturna sobre a Península Coreana. Em baixo à direita vê-se uma Coreia do Sul perfeitamente iluminada. O "buraco" escuro é a Coreia do Norte, praticamente invisível do espaço sem iluminação.
REUTERS/NAS
20/30
NASA NASA
21/30
A astronauta Peggy Whitson estabeleceu o recorde de viver e trabalhar no espaço durante 665 dias a 2 de setembro de 2017.
NASA / Reuters
22/30
Astronauta Greg Chamitoff prepara a operação de acoplagem do foguetão Endeavour a 18 de maio de 2011.
NASA NASA
23/30
Greg Chamitoff e Mark Kelly
NASA NASA
24/30
NASA NASA
25/30
NASA NASA
26/30
Astronauta Karen Nyberg, junho de 2008.
NASA NASA
27/30
A astronauta da NASA Karen Nyberg durante a Expedition 36 mostra como lava o cabelo no espaço.
A turista espacial Anousheh Ansari foi até à ISS a bordo do foguetão Soyuz TMA-9 a 18 de setembro de 2006.
NASA TV
29/30
Astronauta Mike Hopkin num "passeio espacial" a 24 de dezembro de 2013. Refletido no seu capacete, o astronauta Rick Mastracchi, que ajudou nas reparações no exterior da ISS.
Do Sputnik soviético ao robô europeu Philae, passando pelos primeiros passos do Homem (norte-americano) na Lua há 50 anos, as 10 grandes datas da conquista do espaço.
A Estação Espacial Internacional, o maior laboratório científico construído fora da Terra, está em órbita há 20 anos a cerca de 400 km de altitude. O primeiro módulo foi lançado a 20 de novembro de 1998, mas a evolução é contínua. É a maior construção que o Homem fez fora da Terra numa parceria que junta nações "rivais".