Cultura

Morreu o músico Ronald Bell, cofundador do Kool & The Gang

rollingstoneindia.com

Grupo musical com influências do jazz, da soul e do funk, foi criando em 1964.

O músico norte-americano Ronald Bell, cofundador do grupo de soul e funk Kool & The Gang, morreu na quarta-feira, aos 68 anos, noticiou a Associated Press.

Ronald 'Khalis' Bell nasceu no Ohio, em 1951, mas a família mudou-se na década seguinte para New Jersey. Foi lá que em 1964, ainda adolescente, fundou com o irmão, Robert 'Kool' Bell, e alguns amigos, o grupo The Jazziacs.

Convocando influências do jazz, da soul e do funk, o grupo teve vários nomes - New Dimensions, Soul Town Band -, até se decidir que ficaria Kool & The Gang em 1969.

Foi na década de 1970 que os Kool & The Gang tiveram o período de maior sucesso, com grande parte dos temas a serem compostos por Ronald Bell, músico autodidata, entre os quais "Celebration", "Cherish", "Jungle Boogie" e "Summer Madness".

Em 1978, receberam um prémio Grammy pela participação na banda sonora para o filme "Febre de sábado à noite", em que participaram com a canção "Open Sesame" e, mais recentemente, foram homenageados no Passeio da Fama, em Hollywood, Califórnia.

Ronald Bell (esq) durante uma homenagem no Passeio da Fama, em Hollywood, Califórnia.

Ronald Bell (esq) durante uma homenagem no Passeio da Fama, em Hollywood, Califórnia.

Rich Fury

Ao longo da carreira, o grupo editou mais de duas dezenas de álbuns e vendeu mais de 70 milhões de discos em todo o mundo, contabilizou a publicação Consequence of Sound.