No mesmo dia em que foi vendida uma pintura de Josefa de Óbidos na Feira de Arte de Maastricht, houve um assalto à mão armada. Dois homens estão a monte e outros dois foram detidos. Foram roubadas joias e diamantes da joalheira londrina Symbolic & Chase.
Os quatro homens entraram na Feira vestidos de forma elegante e usando uma boina. Usaram armas de fogo para afastar segurança e outros visitantes e com uma marreta destruíram a vitrine. Conseguiram levar joias expostas e, apesar da detenção de dois dos suspeitos, a polícia diz apenas que o roubo “foi consumado”.
Quando foram detidos, os dois homens seguiam num carro de matrícula belga e foram intercetados numa grande operação que envolveu helicópteros e cães pisteiros.
Não é a primeira vez que a Feira de Arte e Antiguidades de Maastricht é alvo de um assalto. Em 2011 foi roubado um colar de diamantes no valor de 860 mil euros.
O assalto desta terça-feira gerou alguma agitação, o edifício foi inicialmente evacuado, mas a feira acabou por ser retomada.
A pintura de Josefa de Óbidos “Menino Jesus Peregrino” foi vendida a uma instituição norte-americana, da qual não há mais informações. O valor final também não foi anunciado, mas estava à venda por 600 mil euros.
A Feira é reconhecida por manter critérios muito rigorosos de seleção das peças. Regressou este ano depois da paragem por causa da pandemia e decorre até quinta-feira.