Cultura

Mercado da arte em Portugal no Natal

Loading...

Numa altura em que muitos ainda procuram soluções para presentes neste Natal, fomos descobrir a importância desta época para o mercado da arte. Para isso, visitámos três galerias com inspirações muito diferentes.

O espaço Manicómio em Lisboa é um projeto de criação e de inclusão que cruza arte com saúde mental. Neste atelier e galeria, artistas como Anabela Soares, Joana Ramalho ou Pedro Ventura que têm, ou já tiveram uma doença mental, aproveitam o espaço na Rua do Grilo em Lisboa para dar uma forma ou outra a obras únicas de novos criadores.

Um trabalho que tem crescido todos os dias desde que o projeto foi criado há três anos. Apesar de um aumento constante na procura da arte do Manicómio, ainda existe algum preconceito por parte de alguns compradores e a época natalícia não tem dado a ajuda que os fundadores do projeto esperavam.

Uma tendência que também se verifica em galerias como a Galeria 111 em Lisboa onde é possível comprar obras de Paula Rego ou de Júlio Pomar e não só. Os valores das obras disponíveis variam entre os 50 e os milhões de euros, um número distante das peças mais procuradas pelos clientes da galeria na altura do Natal, mas isso não acontece com outra forma de arte que tem cada vez mais criadores nacionais, a da banda desenhada.

Últimas Notícias