Cultura

Morreu Elísio Donas, teclista dos Ornatos Violeta, aos 48 anos

Membro fundador da banda tinha atuado no passado dia 6 na Queima das Fitas do Porto. Informação foi confirmada por fontes próximas do grupo.

Elísio Donas, teclista dos Ornatos Violeta, em palco com Manel Cruz, vocalista da banda
Elísio Donas, teclista dos Ornatos Violeta, em palco com Manel Cruz, vocalista da banda
Raquel Santos

Elísio Donas, teclista e membro fundador dos Ornatos Violeta, morreu no domingo aos 48 anos, em Olhão. A informação foi confirmada por fontes próximas da banda do Porto à BLITZ.

O artista foi vítima de doença súbita, adiantou o agente da banda, Artur Figueiredo.

A última vez que subiu ao palco com o grupo, criado em 1991, foi há pouco mais de três semanas. No dia 6 deste mês, atuou ao lado de Manel Cruz (vocalista), Peixe (guitarra), Kinörm (bateria) e Nuno Prata (baixo) na Queima das Fitas do Porto.

Com os Ornatos Violeta, Elísio Donas gravou os álbuns “Cão!” e “O Monstro Precisa de Amigos”, nos anos de 1997 e 1999, respetivamente.

A par dos Ornatos Violeta, Elísio Donas também esteve em digressão com os GNR, Jimmy P, Per7ume e Susana Félix e gravou com Sérgio Godinho.

A banda reagiu na página oficial do facebook à morte de um dos fundadores. Para os Ornatos “este é um dia de uma tristeza imensa” e agradecem “ao querido Lau”, referindo que estará “sempre vivo nos nossos corações”.

“Vivemos intensamente um sonho lindo de amizade e brincadeira e construímos juntos um universo. O nosso pensamento está agora com a tua família”, pode ler-se na publicação.

O produtor e instrumentista tinha ainda um projeto em nome próprio, intitulado Gato Morto, através do qual estava a preparar um primeiro álbum, com a participação de vários convidados, como Dana Colley (dos Morphine), Miguel Lestre, Inês Sousa, Vicente Palma, António Bento, Viviane, Emmy Curl e João Cabrita.

Elísio Donas nasceu em setembro de 1974.