Cultura

Palácio de Mafra terá investimento de 18 milhões de euros

O ministro da Cultura garante que, em 10 dias, vão começar as obras para inaugurar o novo Museu Nacional da Música no Palácio de Mafra. Os 18 milhões do PRR serão transferidos para a autarquia local.

Loading...

18 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vão ser investidos no Palácio Nacional de Mafra. Os projetos incluem a criação do Arquivo Nacional Sonoro, as novas instalações do Museu Nacional de Música e intervenções de conservação no Palácio.

Com mais de 90 sinos, os dois carrilhões do Palácio Nacional de Mafra encomendados pelo rei Dom João V no século XVIII e considerados Património Mundial da Unesco vão sofrer um processo de manutenção

Também a basílica e a biblioteca, onde foram apresentados os projetos do PRR, vão ser restauradas.

Um novo Museu Nacional da Música

O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, garante que “as coisas vão decorrer dentro dos seus prazos” e, em 10 dias, começarão “as obras de um novo Museu Nacional da Música em Mafra”.

1.800 metros de salas vazias do Palácio Nacional de Mafra vão ser utilizados para a construção do novo museu.

Atualmente, está instalado de forma provisória numa estação do metropolitano, em Lisboa.

18 milhões transferidos para a autarquia

No total, os projetos representam 18 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência e incluem ainda a criação do Arquivo Nacional do Som e a reabilitação das fachadas exteriores do Palácio Nacional de Mafra.

O Ministério da Cultura vai transferir as verbas para o município de Mafra. Será a autarquia a lançar o concurso e a acompanhar os trabalhos.