Uma universidade na Bélgica vai lançar um curso de literatura inspirado na música da cantora norte-americana Taylor Swift. Prevê-se que o curso comece no outono e já há muitos interessados.
Elly McCausland, professora na Universidade de Gante, na Bélgica, diz que nunca recebeu tantos e-mails de alunos entusiasmados por um curso. A ideia surgiu depois de se ter apercebido do que diz serem semelhanças entre as letras de Taylor Swift e obras da literatura inglesa.
A docente, ela própria uma fã da estrela norte-americana, quer tornar a compreensão destas obras mais acessível.
“O que quero fazer é mostrar aos meus alunos que, apesar de estes textos parecerem difíceis, não precisam de o ser, se olharmos para eles de outro ângulo. Shakespeare, por exemplo, aborda muitas das questões sobre as quais a Taylor Swift escreve hoje em dia”, explica a professora, citada pelo The Guardian.
A universidade conta que nunca havia recebido tantos pedidos de inscrição por parte de estudantes. No entanto, a ideia também tem sido questionada. Elly McCausland sublinha que, apesar de ser fã de Taylor Swift, o curso não será uma “reunião de Swifties [nome dos fãs de Taylor Swift]”.
“Haverá sempre críticos a achar que é uma ideia disparatada. O foco principal é a literatura, mas também quero que pensem criticamente sobre o trabalho da Taylor Swift”, explicou.
O curso, intitulado “Literature: Taylor’s Version” (Literatura: versão da Taylor, em tradução livre), numa alusão à regravação dos álbuns da cantora após uma disputa pelos direitos da sua música, deverá arrancar no outono.