Cultura

Portas de casa de banho públicas: a plataforma de conversas antes das redes sociais

O artista britânico Karma Khazi faz arte dos rabiscos anónimos nas portas e paredes das casas de banho de bares em Londres.

Loading...

O artista de rua britânico Karma Khazi celebra os grafítis nas casas de banho públicas como forma de expressão numa nova exposição intitulada “Sh!t Show - A fronteira final da liberdade de expressão” em Londres.

A mostra apresenta trabalhos baseados em rabiscos anónimos deixados nos cubículos de casas de banhos de bares de Londres. Para o artista, fornecem uma visão não filtrada dos pensamentos e sentimentos das pessoas que passam pela capital britânica.

“É um reflexo fascinante da nossa cultura que não é excessivamente aperfeiçoado”, disse Karma Khazi.

O artista, que trabalha de forma anónima sob o pseudónimo Karma Khazi - um jogo de palavras que inclui a gíria para casa de banho, 'khazi' -, visitou 250 pubs em cinco dias para tirar fotos dos grafítis que foi encontrando nas paredes e portas das casas de banho.

A peça central da exposição é uma porta preta coberta de mensagens grafitadas, reproduzidas minuciosamente pelo artista exatamente como as descobriu, utilizando sua própria técnica de estêncil.

Algumas das mensagens na porta são engraçadas ou edificantes, outras profanas e ofensivas.

Seguindo os passos de outros artistas que trabalham de forma anónima e sob pseudónimo, como Banksy, Karma Khazi diz que quer manter a sua identidade oculta para destacar o trabalho.

“Isso não é realmente sobre mim, é sobre todos”.

O "Sh!t Show" no bairro de Shoreditch, em Londres, estará aberto ao público a partir de 26 de janeiro.