Pósteres alternativos são criados um pouco por todo o mundo por artistas profissionais e não profissionais. São alternativos, porque contam outro ponto de vista de um determinado filme. São alternativos, porque têm liberdade para fugir ao que é oficial, obrigatório.
Em Portugal, há vários artistas que se dedicam à criação de pósteres alternativos àqueles que as grandes distribuidoras de filmes divulgam.
O trabalho de Edgar Ascensão também está reunido em livro, na série Pósteres Caseiros. Cresceu no Paúl, concelho da Covilhã, e vive em Lisboa. Interessou-se, desde cedo, pelo cinema e pela ilustração. Na SIC, integra a Editoria de Cultura.
American Fiction
- Realizado por Cord Jefferson
- 5 nomeações para os Óscares
Monk (interpretado por Jeffrey Wright) é um escritor frustrado com as editoras, obcecadas em reduzir a cultura da comunidade negra a estereótipos básicos e ofensivos. Para provar o seu ponto de vista, decide ele próprio escrever um livro que reúna toda essa hipocrisia.
É com a máscara que ele coloca, usando um pseudónimo para não "manchar" a sua reputação como escritor, que o filme se eleva. Monk cria uma persona, com todos os estereótipos que abomina e que são usados para manter a sátira.
O filme vai virando esse espelho de identidades, repleto de comentários sociais relevantes com muito humor ácido à mistura, apesar do desdém de Monk para com a sociedade que engole a brincadeira, tornando-o um Best Seller do género.
É uma bola de neve que se vai formando até o peso do sucesso do livro ser maior que a farsa.