A multimilionária Gina Rinehart exigiu à Galeria Nacional da Austrália, em Camberra, que retirasse o seu retrato de uma exposição do artista Vincent Namatjira. O artista australiano respondeu às críticas, dizendo que "pinta o mundo como o vê".
Segundo o portal News.com.au, Namatjira é conhecido pelos seus retratos em jeito de caricatura. O retrato da mulher mais rica da Austrália aparece ao lado de outros, como o da Rainha Isabel II, do Rei Carlos III ou da antiga primeira primeira-ministra Julia Gillard.
Na reação ao pedido de Gina Rinehart, que terá sido feito pelo retrato ser pouco lisonjeiro, o artista reconheceu que ninguém tinha de gostar dos seus quadros: "Mas espero que tirem um tempo para olhar e pensar, 'porque é que este aborígene pintou estas pessoas poderosas? O que é que ele está a tentar dizer?'"
Em declarações ao portal de notícias australiano, Namatjira esclareceu que pinta "pessoas ricas, poderosas ou com influência na Austrália e em mim, pessoalmente, seja direta ou indiretamente, seja para o bem ou para o mal".
"Algumas pessoas podem não gostar, outras podem achar engraçado, mas eu espero que as pessoas olhem para além da superfície e vejam também o lado sério."
A Galeria Nacional da Austrália recusou retirar o quadro da magnata da mineração, que foi exposto em março como parte da exposição "Vincent Namatjira Austrália em cortes".