Cultura

Um museu onde os visitantes podem entrar nus

Um museu em França abriu uma exposição naturista, onde os visitantes podem entrar sem roupa para observar as obras de arte.

Um museu onde os visitantes podem entrar nus
Getty Images

Trata-se do Museu das Civilizações Europeia e Mediterrânea, em Marselha. É lá que está uma nova exposição em que o nu é o ponto central da arte. A coleção contém 600 fotografias, filmes, revistas, pinturas, esculturas e outras obras de comunidades naturistas e de coleções de arte francesas e suíças. 

O museu decidiu estender o conceito da nudez tambémao público. Uma noite por mês, a entrada é aberta a nudistas – desde que tragam sapatos calçados! 

Para esta iniciativa,o museu estabeleceu uma parceria com a Federação Francesa de Naturismo. 

“Há uma nova moda de nudismo na natureza”, refere o museu, citado pelo TheGuardian. 

“França é o primeiro destino turístico do mundo para os naturistas. O clima temperado e o mar facilitaram o estabelecimento de comunidades sem equivalência,com a exceção da Suíça, no resto da Europa”, é explicado. 

“Estes estilos de vida, que rejeitam as imposições sobre os nossos corpos, são a chave para entender as questões em jogo no naturismo de ontem e de hoje”, acrescenta o museu. 

"Estar nu é visto como bizarro ou uma vergonha"

Para já, os visitantes que já participaram na exposição nudista falam na “oportunidade de uma vida”. 

Alex Parry, que tem 30 anose vem de Bristol, no Reino Unido, explicou ao TheGuardian como em Inglaterra “estar nu é visto como algo bizarro ou uma vergonha” - uma experiência contrastante com a que viveu neste museu. 

Para quem não estiver à vontade com tirar a roupa, mas quiser visitar a exposição, também não há drama. Tem bom remédio: voltar ao museu noutro dia. “Era um bocadinho estranho deixar entrar aqui alguém vestido nestas noites, afirma o museu. 

A exposição naturista vai estar no Museu das Civilizações Europeia e Mediterrânea, em Marselha, até dia 9 de dezembro.