Cultura

Celebração dos 500 anos de Camões vai contar com espetáculos e exposições

Exposições, espetáculos, um website ou a publicação da obra completa de Luís de Camões fazem parte das comemorações dos 500 anos do nascimento do poeta português. O programa tem uma verba de mais de 2 milhões de euros e vai decorrer até 2026.

Loading...

Por diversas vezes, a vida e obra de Luís de Camões foram celebradas através de selos. Peças agora reunidas em "Destino Camões: épico, lírico, universal. Uma viagem filatélica por 500 anos de História.", uma das exposições que dão início às comemorações dos 500 anos do nascimento de um dos mais importantes poetas portugueses.

“Tem iniciativas pensadas para diferentes tipos de públicos. Públicos juvenis, não juvenis, que apreciem a lírica ou a épica, que queiram apenas brincar ou reagir ludicamente aos textos de Camões. Pensámos em públicos muitíssimo abrangentes”, explica José Augusto Bernardes, comissário-geral das comemorações. 

A obra "Os Lusíadas" foi a primeira epopeia portuguesa publicada em versão impressa, em 1572, mais de 450 anos depois será uma das obras do poeta reunidas em "Obra completa de Camões", com estudos críticos e anotações de especialistas.

É uma das propostas das comemorações, que vão também passar por uma plataforma digital.

“A construção de um website para Camões inspira-se em websites que existem para grandes figuras do cânone literário europeu: Nós queremos que seja possível doravante o pesquisador, mas também a pessoa comum se aproxime de um site e tenha a certeza a do que lá está foi escrutinado, foi validado”, diz o comissário-geral das comemorações. 
“Tanto o poema épico analisado e sobretudo ensinado a partir dos seus múltiplos significados e sentidos é um trabalho tão importante como a divulgação da obra lírica junto dos cidadãos portugueses que conhecem em profundidade a obra  poética de Luís de Camões”, explica Dalila Rodrigues, ministra da Cultura.  

Uma ópera produzida pelo Teatro Nacional de São Carlos, debates, um documentário e séries, programas nas escolas e nas capitais de distrito são algumas das atividades que comemoram os 500 anos do nascimento de Luís de Camões e que contam com cerca de 2,2 milhões de euros do Orçamento do Estado para 2025.

As celebrações vão ainda passar por França, Espanha e Brasil e decorrem até 2026.