Cultura

Serviço online de empréstimo de livros eletrónicos BiblioLED disponível em 27 de janeiro

O catálogo inicial é constituído por "uma coleção nacional de 1500 títulos disponibilizada a todas as bibliotecas da RNBP e por 25 coleções regionais apenas acessíveis aos utilizadores em cada Rede Intermunicipal e Rede Metropolitana de Bibliotecas".

Serviço online de empréstimo de livros eletrónicos BiblioLED disponível em 27 de janeiro
Canva

Um novo serviço das bibliotecas públicas, que permitirá aceder gratuitamente através de uma plataforma a livros digitais e audiolivros em todo o país, vai estar disponível e operacional 'online' em 27 de janeiro, numa iniciativa da Direção-Geral do Livro.

Designada BiblioLED, esta biblioteca pública digital destina-se a todos os utilizadores inscritos nas bibliotecas municipais integradas na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP), e estará disponível a partir das 15:00 da próxima segunda-feira, anunciou esta segunda-feira a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), que gere o serviço.

A BiblioLED tem por objetivos "fomentar os hábitos de leitura, promover serviços de qualidade nas bibliotecas municipais, promover a literacia digital e facilitar o acesso a livros digitais e audiolivros, em complemento ao serviço presencial já oferecido pelas 445 bibliotecas" integradas na RNBP, acrescenta a DGLAB.

Serviço vai estar disponível 24/7

O catálogo inicial é constituído por "uma coleção nacional de 1500 títulos disponibilizada a todas as bibliotecas da RNBP e por 25 coleções regionais apenas acessíveis aos utilizadores em cada Rede Intermunicipal e Rede Metropolitana de Bibliotecas".

Os conteúdos disponíveis, em formato de livro digital e de audiolivro, com títulos de ficção e não ficção, são maioritariamente em língua portuguesa, indica a DGLAB.

O serviço vai estar permanentemente acessível - 24 horas por dia, sete dias por semana - por meio de 'smartphones', 'tablets', leitores 'online' e 'e-readers', a partir de qualquer lugar, sendo possível "ajustar o modo de leitura para maior conforto, modificando o tipo e o tamanho da letra, o espaçamento entre linhas e a cor do fundo".

Para aceder, basta ao leitor estar inscrito numa biblioteca municipal da RNBP, que tenha aderido ao serviço da BiblioLED. Antes de qualquer empréstimo, o utilizador pode pré-visualizar o livro para avaliar o interesse do seu conteúdo e também pode "reservar" um livro que não esteja disponível, sendo notificado por 'e-mail' assim que estiver.

Em dezembro, a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) alertou para algumas "fragilidades na plataforma de empréstimo digital" BiblioLED, que se prendiam sobretudo com "segurança e direitos de autor", e com "a falta de clareza orçamental", por não discriminar "entre verbas alocadas à tecnologia e aos conteúdos", o que podia permitir que "a seleção de conteúdos [ficasse] nas mãos do fornecedor da plataforma" e "priorizar interesses comerciais em detrimento da curadoria cultural e educativa".

Estes alertas surgiram numa altura em que o subdiretor-geral da DGLAB, Bruno Eiras, disse à Lusa que o serviço estava ainda a ultimar "as parametrizações para os diferentes catálogos regionais" e os "testes de esforço".

A BiblioLED estará disponível através deste endereço