Cultura

Um fenómeno chamado Beyoncé: dos recordes nos Grammy às digressões que geram milhões de dólares

Beyoncé ficou surpreendida ao vencer o grammy de Melhor Música Country com o tema "Cowboy Carter", no passado domingo. Uma vitória que surpreendeu também o próprio mundo da música Country. A artista de 43 anos, que começou com o grupo musical Destiny's Child e prosseguiu uma carreira a solo em 2003, tem um longo currículo como cantora, atriz e empresária.

Beyoncé recebe o prémio de Melhor Álbum de Música Country pelo álbum Cowboy Carter durante a 67.ª edição dos Grammy Awards, em Los Angeles, Califórnia, EUA, a 2 de fevereiro de 2025.
Loading...

Beyoncé tornou-se a primeira artista negra a vencer o Grammy de Melhor Álbum Country por "Cowboy Carter", desafiando convenções e resgatando o legado dos negros na música country. Numa noite em que recebeu três gramofones dourados, levou pela primeira vez, o mais desejado prémio de "Melhor Álbum do Ano". É recordista com 99 nomeações nos Grammy e 35 vitórias.

Foi no jogo de Natal da National Football League (NFL) que estreou ao vivo o 8.º álbum da carreira que se tornou um fenómeno a nível mundial. O concerto aconteceu na terra onde nasceu, em Houston, no estado norte-americano do Texas.

A partir do próximo mês de abril arranca a digressão que começa em Los Angeles, nos Estados Unidos. Na Europa, apenas as cidades de Londres e Paris vão ter direito a receber os concertos da icónica artista norte-americana. A Renaissance World Tour, a sua anterior digressão que decorreu entre maio e outubro de 2023, teve 56 espetáculos, passou por 39 cidades, somou 2,7 milhões de espetadores e arrecadou mais de 500 milhões de euros.

"Beychella" foi o vídeo festival mais visto de sempre

Em 2018 foi a primeira artista negra a ser cabeça de cartaz do famoso Coachella. Uma atuação que acabou por ser o vídeo do festival mais visto de sempre na plataforma Youtube.

Enquanto atriz, a sua mais recente participação num filme foi em "Mufasa: O Rei Leão", que conta também com a participação da filha mais velha, Blue Ivy.

Além de artista musical e atriz, Beyoncé é também empresária e já foi a cara de marcas de roupa, perfumes e lançou uma linha de produtos capilares. A Forbes estima o património da artista em mais de 770 milhões de euros.

Foi apoiante da candidatura de Kamala Harris, como já tinha sido de Barak Obama. Em 2013 fundou uma organização filantrópica, que recentemente doou mais de dois milhões de euros às vítimas dos incêndios em Los Angeles.

É casada com o rapper e produtor Jay-Z com quem tem três filhos. Desde 2003 que se dedica a uma carreira a solo, mas foi nas Destiny's Child que se tornou conhecida. Também conhecida como 'Queen B', a artista 43 anos é de tal forma sinónimo de sucesso e influência, que a Universidade de Yale, nos Estados Unidos, vai ter um curso dedicado à sua pessoa.