Cultura

Denzel Washington surpreendido com Palma de Ouro honorária no Festival de Cannes

O ator norte-americano, de 70 anos, foi surpreendido com a Palma de Ouro honorária no Festival de Cannes, em reconhecimento aos mais de 40 anos de carreira no cinema. Durante o evento, apresentou o seu mais recente filme, Highest 2 Lowest, dirigido por Spike Lee, que assinala a sua quinta colaboração com o realizador.

O ator norte-americano Denzel Washington recebe a Palma de Ouro Honorária antes da exibição do filme "Highest 2 Lowest" na 78ª edição do Festival de Cinema de Cannes, em Cannes, sul da França, em 19 de maio de 2025.
O ator norte-americano Denzel Washington recebe a Palma de Ouro Honorária antes da exibição do filme "Highest 2 Lowest" na 78ª edição do Festival de Cinema de Cannes, em Cannes, sul da França, em 19 de maio de 2025.
SAMEER AL-DOUMY / REUTERS

O prestigiado ator norte-americano Denzel Washington foi distinguido esta segunda-feira com a Palma de Ouro honorária do Festival de Cannes. O prémio, atribuído de surpresa, celebra mais de 40 anos de uma carreira notável no cinema.

Denzel Washington, de 70 anos, é um dos protagonistas do mais recente filme do realizador Spike Lee — Highest 2 Lowest — que teve a sua antestreia mundial no Festival de Cannes, o maior evento cinematográfico do mundo.

"Esta é uma surpresa total para mim, por isso estou emocionado. É uma grande oportunidade de colaborar mais uma vez com o meu irmão, irmão de outra mãe, e de estar aqui mais uma vez em Cannes", afirmou o ator.

O filme deverá chegar às salas de cinema portuguesas em agosto deste ano.

O ator norte-americano, que esteve acompanhado dos colegas A$AP Rocky e Jeffrey Wright na passadeira vermelha, interpreta David King no thriller policial que assinala a sua quinta colaboração com o realizador Spike Lee.

A última estreia de Denzel Washington no grande ecrã foi no final do ano passado com Gladiador II, onde contracenou com Paul Mescal e Pedro Pascal, sob a realização de Ridley Scott.

Mais de 40 anos de carreira

Com mais de 40 anos de carreira, o ator norte-americano soma 10 nomeações aos Óscares e venceu dois: o primeiro, em 1990, na categoria de Melhor Ator Secundário por Tempo de Glória; e o segundo, em 2002, como Melhor Ator por Dia de Treino.

Esta foi a segunda vez que Denzel Washington pisou a passadeira vermelha de Cannes. A primeira aconteceu a 21 de maio de 1993, aquando da estreia do filme Much Ado About Nothing (Muito Barulho por Nada, em português), que contou também com Keanu Reeves e Michael Keaton no elenco.

Robert De Niro também recebeu o mesmo prémio

O ator norte-americano, de 81 anos, já havia recebido a Palma de Ouro honorária na cerimónia de abertura do Festival de Cannes.

Robert De Niro recebeu o prémio das mãos de Leonardo DiCaprio, com quem contracenou no filme Assassinos da Lua das Flores. A distinção foi atribuída em reconhecimento à sua vasta carreira, tanto no cinema como na televisão.