Cultura

Morreu o cantor Ozzy Osbourne

O músico britânico morreu rodeado pela família, após uma longa luta contra a doença de Parkinson. Conhecido como o 'Príncipe das Trevas', Osbourne foi uma figura fundamental no desenvolvimento do heavy metal nas décadas de 70 e 80.

Ozzy Osbourne, músico britânico, lenda do 'heavy metal', vocalista dos Black Sabbath. Aos 76 anos.
Ozzy Osbourne, músico britânico, lenda do 'heavy metal', vocalista dos Black Sabbath. Aos 76 anos.
Paul A. Hebert // AP

Ozzy Osbourne, vocalista dos Black Sabbath, morreu esta terça-feira aos 76 anos, semanas após o seu concerto de despedida.

Segundo o comunicado da família, citado pela Sky News, o astro do heavy metal morreu "cercado de amor" após a luta contra a doença de Parkinson.

"É com uma tristeza que as palavras não conseguem descrever que informamos que o nosso querido Ozzy Osbourne faleceu esta manhã. Estava junto da sua família, rodeado de amor. Pedimos a todos que respeitem a privacidade da nossa família neste momento difícil."

Conhecido como "Príncipe das Trevas", John Michael 'Ozzy' Osbourne, natural da cidade britânica de Birmingham, destacou-se como o icónico vocalista dos Black Sabbath, tornando-se num dos pilares do heavy metal nas décadas de 70 e 80.


Despedida dos palcos foi há menos de um mês

No passado dia 5 de julho, Ozzy Osbourne e os membros da formação original dos Black Sabbath foram a atração principal do festival solidário "Back to the Beginning", realizado no Villa Park, em Birmingham.

O espetáculo, especialmente marcante por reunir, pela primeira vez em duas décadas, Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward em palco marcou a despedida dos Black Sabbath.

O 'Príncipe das Trevas'

Conhecido mundialmente como o "Príncipe das Trevas" e o "Padrinho do Heavy Metal", Ozzy alcançou fama ao dar voz a clássicos como Paranoid, War Pigs e Sabbath Bloody Sabbath, antes de seguir uma carreira a solo que, no total, lhe valeu mais de 100 milhões de discos vendidos em todo o mundo.

A sua imagem excêntrica e rebelde ficou marcada por atuações teatrais, letras sombrias — abordando temas como depressão, guerra e apocalipse — e por episódios lendários, como aquele em 1982 em que mordeu a cabeça de um morcego em palco, pensando tratar-se de um brinquedo.

A passagem por Portugal

Em Portugal, a última atuação de Ozzy Osbourne teve lugar a 2 de julho de 2018, na Altice Arena (antiga MEO Arena), em Lisboa. O concerto integrou a sua digressão mundial de despedida, celebrando cinco décadas de carreira, tanto a solo como enquanto vocalista dos Black Sabbath.

Um dos momentos mais marcantes para os fãs portugueses aconteceu em 2002, com a realização da única edição nacional do Ozzfest. O festival decorreu no Estádio do Restelo, em Lisboa, e contou com a participação dos Black Sabbath, reunindo algumas das maiores bandas de metal da altura.

Curiosamente, a primeira tentativa de trazer os Black Sabbath a Portugal remonta a 1973. A banda tinha concertos agendados para os dias 27 e 28 de abril, no Pavilhão Dramático de Cascais, mas os espetáculos acabaram por ser cancelados.

Já a digressão final dos Black Sabbath, intitulada The End, decorreu entre 2016 e 2017, mas Portugal não fez parte da lista de países visitados nessa última tour da banda.