Cultura

Kim Cattrall fala sobre a liberdade de uma mulher com mais experiência no cinema

Um dos nomes fortes da 2.ª edição do Tribeca, em Lisboa, é Kim Cattrall que abordou a questão da idade nesta indústria. Também Daniela Ruah partilhou algumas histórias sobre como é estar à frente e atrás das câmaras

Loading...

Há personagens que se sobrepõem às séries que as criaram e Samantha, criada pelo génio de Kim Cattrall, fez ainda mais do que isso pelas mulheres porque as libertou na sexualidade, onde a idade só pesa como oposto.

"Esta é uma experiência que eu nunca imaginei quando quis ser atriz... que eu poderia entreter as pessoas, sim, mas também mudar, talvez, o seu ponto de vista sobre coisas que são muito pessoais para elas e isso tem sido um bónus incrível", aponta a atriz em entrevista à SIC.

Ao lado de Kim, Daniela Ruah, outra mulher forte à frente e atrás das câmaras.

"Eu acho que as mulheres apoderaram-se da situação atrás das câmaras, sim senhora, porque a Reese Witherspoon, por exemplo, como nós sabemos muito bem, ela tem toda uma produtora incrível, que é a Hello Sunshine, com personagens femininas muito fortes. E para mim é uma inspiração, porque obviamente, como perguntou, eu também já estou atrás das câmaras um bocadinho e vou contando as histórias que eu quero contar", afirma a portuguesa.

O painel de Kim, no Lisboa Stage, foi moderado por Carlos Moedas.

Quase a chegar aos 70 anos, Kim tem uma relação sábia com a idade. Muitos ecrãs continuam a rejeitar mulheres porque acumulam anos de vida, mas Kim Cattrall é a prova de que experiência traz relevância.