Música

Digressão dos BTS pode gerar ‘explosão económica’ maior que a Eras Tour de Taylor Swift

A digressão da banda arranca em abril em Goyang, na Coreia do Sul, e estende-se até 2027. Portugal não está na lista de países que o grupo irá visitar.

Os BTS atuam em palco durante a 64.ª edição dos Prémios GRAMMY, no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, Nevada, a 3 de abril de 202
Os BTS atuam em palco durante a 64.ª edição dos Prémios GRAMMY, no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, Nevada, a 3 de abril de 202
Matt Winkelmeyer / GETTY IMAGES

Os BTS, banda de k-pop, também conhecidos como Bangtan Boys, preparam-se para dar o 'tiro de partida' da digressão mundial que marca o regresso do grupo aos palcos.

Depois de uma pausa de quatro anos, tempo em que estiveram a cumprir serviço militar obrigatório na Coreia do Sul, o grupo irá viajar pelos cinco continentes e atuará em 34 paragens. As cidades que servirão de palco para a boysband esperam um aumento exponencial no turismo, na ocupação hoteleira e na atividade económica.

A digressão há muito aguardada pelos 'Army', como são conhecidos os fãs da banda, fará com que os apaixonados pelo grupo estejam dispostos a irem "a concertos não só nos seus países, mas também a outros", disse Seoyoung Kwon, especialista em economia da Universidade Yonsei, ao jornal The Guardian.

"Os concertos não trazem apenas pessoas para uma cidade – eles mostram a cidade ao mundo", afirmou Timothy Calkins, professor de Marketing da Universidade de Northwestern.

Por isso, espera-se que os fãs que comprem bilhetes para cidades que não as suas se tornem turistas prontos a impulsionar as diversas economias, seja através da reserva de hotéis ou restaurantes, e visitas aos pontos mais turísticos de cada cidade.

Timothy Calkins prevê ainda que o impacto económico causado pelos BTS venha a ser "ainda maior" do que aquele provocado pela The Eras Tour, de Taylor Swift, responsável por gerar cerca de quatro milhões de euros em gastos nos Estados Unidos da América, segundo a US Travel Association.

A última digressão feita pelos Bangtan Boys remonta a 2021, quando os sete membros percorreram apenas três cidade e fizeram 12 concertos, quatro desses em Los Angeles, onde produziram mais de 85 milhões de euros para a economia local.

De acordo com as datas lançadas pela banda, a digressão que arranca em abril, na Coreia do Sul, não contempla Portugal. Ainda assim, para os 'armies' mais leais, vão acontecer concertos por toda a Europa, incluindo cidades como Barcelona, Madrid e Paris.