O estilo musical K-pop já é um fenómeno um pouco por todo o Mundo. Em Portugal, há uma comunidade crescente de fãs que se interessam não só pela música, mas também pela cultura da Coreia do Sul.
BTS e Blackpink são dois dos grupos que mais sucesso fazem a representar a música pop da Coreia do Sul por todo o mundo.
Os BTS, que devem voltar a reunir-se ainda este ano depois dos sete elementos cumprirem o serviço militar obrigatório, contam com mais de 75 milhões de seguidores no Instagram, têm cerca de 26 milhões ouvintes mensais no Spotify e atraíram quase 80 milhões de subscritores no Youtube.
No caso das Blackpink, os números mostram mais de 57 milhões de seguidores no Instagram, cerca de 17 milhões de ouvintes mensais no Spotify e através do Youtube chegam a mais de 95 milhões de subscritores.
Mariana Mendes tem 23 anos e é fã dos BTS desde 2016. Beatriz Tavares tem 18 e segue as Blackpink desde 2020.
“Eu já danço, vá, mais ou menos profissionalmente, dou aulas de K-Pop. Faço parte de uma crew, portanto, nós vamos a competições, vamos a festivais. E o facto destas cantoras juntarem tanto a dança como o canto foi algo que sempre chamou imenso por mim e tem-me aberto imensas portas”, conta Beatriz à SIC.
O gosto pela dança é partilhado também por Mariana.
“Sempre gostei de dançar, só que nunca dei uso a esse gosto. Desde que os ouço [BTS] e desde que os acompanho (...) fez com que eu gostasse mais e quisesse aprender mais acerca da dança. E não só, também descobri toda a cultura que acho muito interessante.”