Desporto

Plushenko abdica da prova individual em Sochi e retira-se da patinagem

O russo Evgeni Plushenko, duas vezes  campeão olímpico, anunciou hoje o final da sua carreira, depois de desistir  da prova individual de patinagem artística dos Jogos Olímpicos de Sochi2014,  na Rússia, devido a uma lesão nas costas. 

© Lucy Nicholson / Reuters

Plushenko, de 31 anos, queixou-se das costas após a receção de um salto  durante o aquecimento para o programa curto e, depois de falar com o treinador,  dirigiu-se de imediato ao júri para anunciar a sua intenção de não participar,  quatro dias depois de ter conquistado o ouro na nova prova por equipas.

"Estou sinceramente desolado pelos meus adeptos e por toda a gente,  mas eu quis acreditar até ao fim. Quase chorei. É mesmo duro, acreditem.  Não era desta forma que queria acabar a minha carreira. Estou muito desiludido,  mas fiz o meu melhor", declarou Plushenko. 

O russo, que igualou o sueco Gillis Graefstroem com quatro medalhas,  perdeu assim a oportunidade de conquistar um quinto pódio olímpico e tornar-se  o atleta mais medalhado da patinagem artística nos Jogos. Em quatro presenças,  Plushenko alcançou o ouro em Turim2006 (Itália) e Sochi2014 e a prata em  Salt Lake2002 (Estados Unidos) e Vancouver2010 (Canadá). 

Três vezes campeão do Mundo, o patinador, que foi operado às costas  há cerca de um ano para substituir um disco, ainda foi ao centro da pista  para saudar o público que gritava pelo seu nome.

Lusa