Desporto

Fernando Santos anuncia convocados para a Liga das Nações

Fernando Santos anuncia convocados para a Liga das Nações

Cristiano Ronaldo e João Félix estão entre os escolhidos por Fernando Santos.

Beto, Rui Patrício, José Sá, Rafael Guerreiro, Mário Rui, Rúben Dias, José Fonte, Pepe, Nelson Semedo, João Cancelo, Danilo Pereira, William Carvalho, Rúben Neves, Bruno Fernandes, Pizzi, João Moutinho, Rafa Silva, Gonçalo Guedes, Bernardo Silva, João Félix, Diogo Jota, Cristiano Ronaldo e Dyego Sousa. São estes os 23 convocados para a Liga das Nações, anunciados hoje pelo selecionador nacional Fernando Santos.

João Mário, André Silva e André Gomes ficaram de fora, constituindo por isso surpresas desta convocatória, anunciada em conferência de imprensa na Cidade do Futebol, em Oeiras, ao início da tarde.

João Félix, que não vai participar na 22.ª edição do Mundial de futebol de sub-20 que arranca hoje na Polónia, foi chamado para a seleção principal.

Cristiano Ronaldo, que falhou por opção a fase de qualificação, tem lugar reservado entre os 23 convocados.

Portugal, campeão europeu em título, defronta a Suíça nas meias-finais da Liga das Nações, em 5 de junho, no Porto, enquanto a Inglaterra e a Holanda disputam no dia seguinte a outra vaga para o jogo decisivo, em Guimarães.

A final está agendada para 9 de junho, no Estádio do Dragão. Antes, realiza-se o encontro de atribuição do terceiro e quarto lugares, no Estádio D. Afonso Henriques.


Cristiano Ronaldo, de 34 anos, o jogador com maior número de jogos (156) e golos (85) pela seleção nacional, foi o grande ausente da fase inicial da competição, por decisão conjunta com Fernando Santos, na qual a equipa campeã europeia venceu o grupo 3 de qualificação, à frente da Itália e a da Polónia, com duas vitórias e dois empates.


João Félix, de 19 anos, que se assumiu como uma das principais referências do Benfica na segunda metade da época 2018/19, contribuindo decisivamente para a conquista do 37.º título nacional por parte da equipa lisboeta, já tinha sido chamado para o arranque da fase de apuramento para o Euro2020, frente à Ucrânia e Sérvia, mas não foi utilizado em nenhum dos encontros.

Lista de convocados:


- Guarda-redes: Beto (Goztepe, Tur), José Sá (Olympiacos, Gre) e Rui Patrício (Wolverhampton, Ing).


- Defesas: João Cancelo (Juventus, Ita), José Fonte (Lille, Fra), Pepe (FC Porto), Mário Rui (Nápoles, Ita), Nelson Semedo (FC Barcelona, Esp), Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund, Ale) e Rúben Dias (Benfica).


- Médios: Bruno Fernandes (Sporting), Danilo Pereira (FC Porto), João Moutinho (Wolverhampton, Ing), Pizzi (Benfica), Rúben Neves (Wolverhampton, Ing) e William Carvalho (Betis, Esp).


- Avançados: Bernardo Silva (Manchester City, Ing), Gonçalo Guedes (Valência, Esp), Rafa Silva (Benfica), João Félix (Benfica), Dyego Sousa (Sporting de Braga), Diogo Jota (Wolverhampton, Ing) e Cristiano Ronaldo (Juventus, Ita).

Com Lusa