O português Miguel Oliveira (KTM) conquistou este domingo pela primeira vez uma vitória no Mundial de MotoGP, ao vencer o Grande Prémio de Estíria, em Spielberg, na Áustria, quinta prova do campeonato.
Oliveira, que tinha como melhor resultado o sexto lugar em Brno, na República Checa, seguia no terceiro lugar e, na última curva, aproveitou a 'luta' entre o australiano Jack Miller (Ducati) e o espanhol Pol Espargaró (KTM), que ficaram a 0,316 e 0,540 segundos, respetivamente, para, pela primeira vez, subir ao pódio.
Lisi Niesner
O português partiu do sétimo lugar da grelha e conquistou várias posições na segunda partida, para as últimas 12 voltas, depois do acidente do espanhol Maverick Viñales (Yamaha).
Com este resultado, Miguel Oliveira somou 43 pontos e subiu do 14.º ao nono lugar da classificação de pilotos, que continua a ser liderada pelo francês Fabio Quartararo (Yamaha), com 70, mais três do que o italiano Andrea Dovizioso (Ducati).
A próxima etapa do Mundial de MotoGP, que vai terminar em Portimão, em 22 de novembro, está marcada para 13 de setembro, em Misano, em Itália.
O percurso de Miguel Oliveira
O piloto começou a correr ainda criança e aos 25 anos já está na história.
"Fizemos história, hoje, para Portugal"
"Fizemos história, hoje, para Portugal", afirmou este domingo Miguel Oliveira (KTM), após ter conquistado a primeira vitória de um português no Mundial de MotoGP, ao vencer o Grande Prémio de Estíria, na Áustria.
"Não sei o que dizer, estou muito emocionado. Há tanto que gostaria de dizer. Quero começar por agradecer a toda a gente que acreditou em mim, a começar pela família, à equipa, os patrocinadores, os fãs portugueses, mostrámos que somos os melhores", começou por dizer o português, após o triunfo na quinta prova da temporada.
Prosseguindo com o agradecimento ao "apoio" dos adeptos, Miguel Oliveira destacou o feito, inédito, do motociclismo nacional.

CHRISTIAN BRUNA
"Fizemos história, hoje, para Portugal. Não podia estar mais feliz por tê-lo conseguido aqui em casa da Red Bull e da KTM", sublinhou o piloto da Tech3.
Miller, que terminou no segundo lugar, felicitou Oliveira, destacando "a importância da vitória do Miguel para Portugal".
Lisi Niesner
"Miguel Oliveira é um piloto completo"
O presidente da Federação Internacional de Motociclismo descreveu este domingo Miguel Oliveira como um "piloto completo".
Em entrevista na SIC Notícias, Jorge Viegas destacou a inteligência do motociclista, que é apelidado de "Falcão", e disse que "tem tudo para chegar um dia, quem sabe este ano, a campeão do mundo".
O presidente da FIM afirmou que Miguel Oliveira é "um dos favoritos às vitórias no Mundial de MotoGP".
"Não podia estar mais orgulhoso", acrescentando que já tinha antecipado a vitória do piloto da KTM na quinta prova do Mundial "ontem [no sábado], em conversa com um amigo, que fazia anos".
Jorge Viegas, que não pôde deslocar-se à Áustria devido à pandemia de covid-19, elogiou Miguel Oliveira, considerando que "esteve sempre no sítio certo" durante a corrida.
Lisi Niesner
Presidente da República felicita Miguel Oliveira por "feito extraordinário"
Marcelo Rebelo de Sousa felicitou este domingo o motociclista pela vitória, considerando tratar-se de "um feito extraordinário de um promissor piloto português".
"É um feito extraordinário de um promissor piloto português, que muito orgulha Portugal e os portugueses e que merece o reconhecimento do Presidente da República"
Através de uma nota divulgada no site da Presidência da República, o chefe de Estado lembra que Miguel Oliveira "partiu da sétima posição e alcançou a vitória numa ultrapassagem na última curva da prova".
O Presidente da República faz ainda votos para que a vitória se repita em Portugal, na última corrida do campeonato do mundo de MotoGP que se irá disputar em 22 de novembro, em Portimão, no Algarve.
Governo elogia Miguel Oliveira e diz que vitória "enche o país de orgulho"
O secretário de Estado da Juventude e do Desporto classificou como "extraordinária" a vitória de Miguel Oliveira (KTM) no Grande Prémio de MotoGP de Estíria, considerando que esta "enche de orgulho o país".
"A vitória na Áustria, apenas na sua segunda época na prova rainha do motociclismo e a correr numa mota que não é de fábrica só confirma o que há muito sabíamos: O Miguel Oliveira é um piloto extraordinário", afirmou João Paulo Rebelo, em declarações à agência Lusa.

CHRISTIAN BRUNA
O governante referiu que o triunfo "enche de orgulho o país e o motociclismo nacional".
Segundo João Paulo Rebelo, a vitória, a primeira de Miguel Oliveira e de um português no MotoGP, traz "entusiasmo redobrado" ao Grande Prémio de Portugal, última prova do Mundial de MotoGP, agendada para 22 de novembro, no circuito de Portimão.
Lisi Niesner
Também o Comité Olímpico de Portugal, nas suas páginas nas redes sociais, saudou Miguel Oliveira, com a mensagem: "Primeira vitória de Miguel Oliveira numa prova do Mundial de MotoGP! #COPortugal".
Lisi Niesner