Luís Filipe Vieira retirou o primeiro-ministro, António Costa, e o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, da comissão de honra à sua recandidatura à presidência do Benfica, informou numa nota enviada às redações.
"(...) Tomei a iniciativa de retirar da minha comissão de honra todos – todos – os titulares de cargos públicos, sejam autarcas, deputados ou membros do Governo".
O primeiro-ministro esteve debaixo de fogo desde que se soube que era membro da comissão, e até o Presidente da República confirmou que iria questioná-lo sobre esta decisão na reunião desta semana. Para Vieira, o que se assistiu nos últimos dias foi "uma das campanhas mais hipócritas e demagógicas de que tenho memória".
A mensagem de Vieira: ataque incompreensível e campanha populista de difamação
"Vivemos tempos em que a justiça passou a ser feita no Facebook, nas redes sociais e nos media. Tempos em que os juízes foram substituídos por jornalistas e comentadores que, num registo de excessos, sem conhecimento dos factos, mas com a cumplicidade de quem os vai parcialmente alimentando com o único objetivo de contaminar a perceção pública, vão minando o espaço mediático", escreveu o Presidente dos 'encarnados'.
Na altura, ao semanário Expresso, o gabinete de Costa tinha dito que o apoio era enquanto sócio e não como primeiro-ministro. Desta lista fazia ainda parte o presidente da Câmara de Lisboa, cuja assessoria também tinha garantido o mesmo.
Vieira critica o “ataque incompreensível e torpe” a Costa e Medina, que já o tinham apoiado em 2012 e 2016, dizendo que esta é uma “campanha populista de difamação” contra os dois sócios do Benfica.
“Não posso permitir que instrumentalizem o Sport Lisboa e Benfica e a minha comissão de honra em lutas políticas que nada têm que ver com o Clube a que presido e a cuja presidência serei recandidato. Não posso tolerar que este clima difamatório se prolongue, nem que seja aproveitado para atacar de forma indevida o carácter e a seriedade de quem se limitou a expressar-me, enquanto sócio, o seu apoio”.
Diz-se ainda de consciência tranquila e que, se for condenado no futuro nos processos em que é suspeito, sairá pelo “próprio pé” da presidência do clube.
OPERAÇÃO LEX E A ODEBRECHT
O mandato do presidente das águias está a ser marcado por casos ligados à justiça. É arguido na Operação Lex e na semana passada viu-se envolvido em mais um esquema com a Odebrecht.
Rui Pinto acusa o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, de estar envolvido num esquema de corrupção com a Odebrecht, empresa condenada no Brasil, no processo Lava Jato.
A denúncia é do Observador e do Público, que tiveram acesso a um inquérito que corre no Departamento Central de Investigação e Ação Penal.
Veja também: