Desporto

Telma Monteiro conquista medalha de prata nos Europeus de judo

Arquivo

Kai Pfaffenbach

Mais uma medalha para a judoca portuguesa.

A judoca portuguesa Telma Monteiro conquistou esta quinta-feira a medalha de prata nos Campeonatos da Europa da modalidade, que decorrem em Praga, na República Checa.

Telma Monteiro perdeu a final da categoria de -57 kg frente à húngara Hedvig Karakas.

A judoca portuguesa, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e quatro vezes vice-campeã mundial, perdeu já no ponto de ouro, após os quatro minutos iniciais de combate, ao acumular três castigos, quando a sua adversária também tinha dois 'shido'.

Telma Monteiro conseguiu ainda assim a 14.ª medalha em igual número de participações em Europeus, prova em que sempre subiu ao pódio desde a sua estreia, aos 18 anos, em 2004, acumulando desde então cinco medalhas de ouro, duas de prata e sete de bronze.

O primeiro dia dos Europeus em Praga teve, à exceção de Telma Monteiro, uma manhã difícil para os restantes sete judocas portugueses em prova, com eliminações aos primeiros combates na maioria dos casos.

Rodrigo Lopes (-60 kg), João Crisóstomo (-66 kg), Catarina Costa e Raquel Brito (-48 kg) e Joana Ramos (-52 kg) perderam no combate de estreia, enquanto Sergiu Oleinic (-66 kg) e Wilsa Gomes (-57 kg) ainda fizeram um segundo combate, no qual acabaram por ceder.

Competem na sexta-feira, João Fernando (-73 kg), Anri Egutidze e João Martinho (-81 kg) e Bárbara Timo e Joana Crisóstomo (-70g), enquanto, no sábado, último dia da prova, lutam Jorge Fonseca (campeão mundial de -100 kg), Yahima Ramirez (-78 kg) e Rochele Nunes (+78 kg).