Desporto

Morreu o treinador Vítor Oliveira

Vítor Oliveira, antigo técnico do Gil Vicente, morreu aos 67 anos, depois de se ter sentido mal durante uma caminhada, a 28 de novembro.

HUGO DELGADO

Sentiu-se mal durante uma caminhada.

Morreu este sábado o treinador português Vítor Oliveira, antigo técnico do Gil Vicente, aos 67 anos, depois de se ter sentido mal durante uma caminhada.

Vítor Oliveira, um dos mais experientes treinadores do futebol português, ficou conhecido como o “Rei das Subidas”, em virtude da na carreira ter conseguido subir de divisão por 11 vezes em 10 clubes diferentes. Estava atualmente sem clube.

Entre 1978 e 2020, Vítor Oliveira comandou Famalicão, Portimonense, Maia, Paços de Ferreira, Gil Vicente, Vitória de Guimarães, Académica, União de Leiria, Sporting de Braga, Belenenses, Rio Ave, Moreirense, Leixões, Trofense, Desportivo das Aves, Arouca, União da Madeira, Desportivo de Chaves e Paços de Ferreira.

Natural de Matosinhos, Vítor Oliveira representou Leixões, Paredes, Famalicão, Sporting de Espinho, Sporting de Braga e Portimonense como futebolista.

FPF lamenta morte de “referência de topo do futebol português”

O Presidente da FPF relembra Vítor Oliveira como alguém com quem sempre teve uma relação de respeito, admiração e afabilidade. Destaca uma carreira longa e de vitórias referência “de topo” do futebol português.

“Numa carreira longa e cheia de vitórias, foi sempre, pelo seu enorme caráter, cultura desportiva e exigência, uma referência de topo do futebol português”.

“Sublinho apenas que Vítor Oliveira fará muita falta ao futebol nacional que, por sua vez, dele guardará sempre a imagem de um enorme vencedor. À família enlutada, nesta hora tão difícil, envio as minhas mais sentidas condolências", escreveu Fernando Gomes.

Liga decreta minuto de silêncio

Em comunicado, a Liga fez saber que prestará homenagem ao treinador cumpindo um minuto de silêncio nos jogos deste fim de semana.

"Numa semana marcada pelo luto de Reinaldo Teles, José Bastos e Maradona, a Liga Portugal presta também homenagem ao treinador Vítor Oliveira, que faleceu hoje, aos 67 anos, e que ficará para sempre na história do Futebol Profissional. Será prestada ao treinador a devida homenagem, com um minuto de silêncio".

Clubes relembram o “Rei das Subidas”

O Benfica relembra o "excelente profissionalismo" de um dos treinadores que mais se distinguiram nos últimos anos, sublinhando a "integridade do seu carácter".

"Ficará para sempre na nossa memória o excelente profissionalismo de um dos treinadores que mais se distinguiram nos últimos anos no futebol português, a integridade do seu carácter, o amigo e o benfiquista da parte de todos os que tiveram o privilégio de o conhecer".

O FC Porto lamentou a morte do treinador Vítor Oliveira, "um dos grandes do futebol português".

"Vítor Oliveira era um dos grandes do futebol português nas últimas décadas. Neste momento difícil, o FC Porto envia as mais sentidas condolências à sua família e amigos. Descanse em paz", pode ler-se nas redes sociais dos 'dragões'.

O Sporting manifestou o seu pesar pela morte de Vítor Oliveira, enviando "as mais sentidas condolências" à família.

  • 24:07