Desporto

23 anos depois de Ticha Penicheiro, Neemias Queta leva Portugal até à NBA

A ex-basquetebolista lembra como foi o sorteio em 1998 e acredita que Neemias Queta tem espaço para se afirmar

Pela primeira vez, Portugal vai ter um jogador na NBA. Neemias Queta foi escolhido para a equipa dos Sacramento Kings. A SIC falou com Ticha Penicheiro, até agora a única atleta portuguesa que tinha conseguido chegar à elite do basquetebol norte-americano.

Ticha Penicheiro consegue imaginar a noite de ansiedade vivida por Neemias Queta até chegar a confirmação da escolha para uma equipa da NBA.

A história do basquetebol português volta a cruzar-se com a cidade de Sacramento. Tal como Ticha Penicheiro, em 1998, também agora é para a capital da Califórnia que voa Neemias Queta.

Há três meses, em entrevista à SIC, Neemias não escondia a confiança de que o sonho havia de se tornar realidade. Os Sacramento Kings são uma equipa em desenvolvimento que tem ficado fora dos playoff, mas Ticha Penicheiro acredita que Neemias vai encontrar espaço para se afirmar. E se for preciso apoio, a ex-basquetebolista promete também estar por perto.

Dentro de campo, com a camisola 88 dos Sacramento Kings, vai estar o primeiro português a chegar à elite masculina do basquetebol norte-americano, 23 anos depois de Ticha Penicheiro ter sido a primeira a conseguir o mesmo na liga feminina.

Veja mais: