É já este sábado que o Benfica vai a votos para eleger o próximo presidente do clube e os sócios vão escolher entre Rui Costa e Francisco Benitez, num momento eleitoral analisado pelos comentadores da SIC, David Borges e Pedro Fatela.
Lembrando que o último debate eleitoral no Benfica se deu no ano de 2000, David Borges considera que "é uma boa notícia que Rui Costa tenha aberto esta porta democrática".
Os resultados de amanhã, para Pedro Fatela, podem ser influenciados pelo bom momento desportivo do Benfica.
"A partir do momento em que a época do Benfica começou muito bem, e particularmente a entrada na Liga dos Campeões, que era um momento-chave para o clube, a partir daí, Rui Costa ficou na 'pole position', isto coloca Rui Costa numa posição excelente para amanhã vencer."
David Borges concorda com esta ideia.
"Quando um clube está em maré alta em eleições, é óbvio que o líder ganha, naturalmente, as eleições."
Para Pedro Fatela, amanhã, surgirão duas questões: a "afluência e a diferença que vai existir".
"Eu penso que vai existir muito voto de protesto. Sabendo que Francisco Benitez não tem possibilidade de vencer, possivelmente vão votar na Lista B, e isso vai fazer aumentar essa vantagem, mas diria que na ordem dos 70%, 75%, será, se calhar, o valor para Rui Costa", diz o comentador desportivo.
David Borges concorda com a improbabilidade de uma derrota eleitoral do atual líder encarnado.
"A derrota de Rui Costa seria um resultado muitíssimo mais surpreendente que o resultado eleitoral aqui em Lisboa. Se a percentagem de Rui Costa for inferior a 70% será um resultado tão surpreendente como o resultado eleitoral em Lisboa", sendo que, porém, na sua opinião, "haverá uma franja de pessoas que irá votar contra Rui Costa pois considera que é a continuidade de Luís Filipe Vieira".
O comentador Pedro Fatela considera que "Luís Filipe Vieira deixa um legado enorme" no clube lisboeta.
"O projeto de Rui Costa é o projeto da continuidade. Basta olhar para as listas que vão amanhã a eleições e 70% da lista de Rui Costa é exatamente igual à lista de Luís Filipe Vieira de há menos de um ano atrás, ou seja, os mesmos projetos, as mesmas ideias e as mesmas pessoas estão a acompanhar Rui Costa", refere.
Acrescenta ainda algumas críticas a Francisco Benitez, que não considera "carismático" nem "muito bom comentador", sendo que, para si, "em termos de carisma e de notoriedade, Rui Costa está muitos patamares acima".
David Borges não vê entraves ao voto de Luís Filipe Vieira nas eleições deste sábado, visto que "é benfiquista, não está impedido de votar, não está condenado e não está preso", mas não se poupa nas críticas ao anterior líder do Benfica.
"O nome do Benfica foi muito exposto ao longo dos últimos anos e nenhum elemento integrante da equipa de Luís Filipe Vieira se pode orgulhar desse legado. Seria até bom que essas pessoas decidissem afastar-se", termina.