O Trofense defronta amanhã o Benfica, equipa recém-promovida à Segunda Liga, depois várias épocas no Campeonato de Portugal, e o jogo da Taça de Portugal é encarado com entusiasmo, mas também ambição na Trofa.
"Têm sido duas semanas realmente diferentes do que nós estamos habituados", refere o presidente da SAD do Trofense, João Tomás.
João Tomás é um velho conhecido do adversário.
"O que nós procurámos ao máximo fazer foi distanciar a equipa ao máximo deste frenesim, e preparar as coisas da melhor forma possível para que tudo corra bem sábado", continua.
"É um misto de emoções, é um jogo que, para nós, adeptos, jogadores, mexe com toda a gente, não há hipótese. E connosco, no fundo, é voltar aos grandes jogos.", diz Pedro Couto, adepto da equipa da casa.
Foi há 13 anos que o Trofense teve a primeira e única época na Primeira Liga.
Em 2015 caiu para os campeonatos profissionais e, na época passada, regressou à Segunda Liga, depois de vencer o Campeonato de Portugal.
Os adeptos, apaixonados pela equipa, não escondem os favoritos.
"Para mim, é o Bruno Almeida, que é conhecido aqui como 'Messi', o nosso número 10. Mexe muito com o jogo, tem um bom pé esquerdo e, na época passada, foi muito decisivo e é um jogador que, quando pega na bola, faz uma grande diferença em campo", refere Pedro Couto.
"Está a ser um bom início de época, as expectativas estão altas, mas o meu trabalho é muito fruto da equipa, o que conseguimos fazer os onze e os que entram, e vamos à procura da vitória, e se puder fazer um golo ou uma assistência, melhor", diz a estrela da equipa, Bruno Almeida.
É no ataque que está um dos elementos mais experientes da equipa.
Bruno Moreira já defrontou 14 vezes o Benfica e, com a camisola do Rio Ave, em 2019, até marcou um golo a Vlachodimos.
"Apreciava-o [a João Tomás] na altura enquanto ponta-de-lança, as movimentações dele, acho-o parecido comigo", diz o avançado.
Também o treinador é apreciado pela massa adepta da Trofa.
"O treinador continua com a mesma dinâmica do ano passado, acho que é um treinador ambicioso, gosta de muito de ter posse, de ter bola, e uma coisa que admiro é que conseguiu por a defesa muito certa, muito dinâmica", refere o adepto sempre presente.
Treinador, esse, que não esconde os objetivos.
"Sabemos que é difícil, mas temos um sentimento positivo, boas sensações para jogar estes jogos. Acho que estes jogos devem ser para desfrutar e para tentar seguir em frente", aponta Rui Duarte.
Objetivos que são partilhados por João Tomás.
"A Taça de Portugal, de vez em quando, traz-nos à tona algumas surpresas, e vamos tentar marcar nessa história", diz o João Tomás.
Frente ao Benfica, o Trofense promete sujar as botas para tentar inverter o peso da historia.