Desporto

Campeão europeu Pedro Pichardo regressa a Portugal

Campeão europeu Pedro Pichardo regressa a Portugal
JOSÉ SENA GOULÃO/Lusa
Atleta português conquistou mais uma medalha de ouro.
Loading...

Pedro Pichardo, que esta quarta-feira se sagrou campeão europeu do triplo salto, ao conquistar o ouro nos Europeus multidesportos de Munique, na Alemanha, regressou esta quinta-feira a Portugal.

"Estou muito feliz, acho que aos poucos fomos conseguindo resultados, agora é ter saúde e continuar a ter bons resultados. Ainda falta o recorde mundial, temos essa dívida com o povo", afirmou Pichardo, no aeroporto de Lisboa.

Questionado pelos jornalistas sobre se acredita que vai alcançar esse feito - para o qual faltam apenas 21 centímetros - ainda esta época, o atleta do Benfica disse que “ultimamente" tem "competido muito" e, por isso, não tem tido "muito tempo para recuperar o corpo e preparar bem as competições".

"[Mas] agora vou estar duas semanas focado na Liga Diamante e acho que nessas duas semanas já me devo recuperar melhor e vamos apostar tudo na final da Liga Diamante", revelou.

O sabor desta conquista é "muito bom", mas Pichardo quer mais: "Sou muito ambicioso e ando sempre à procura de mais. Vou continuar a treinar para mais títulos. (...) Desde os Jogos Olímpicos tem sido quase sempre a mesma margem, não fico muito surpreendido, [além disos] tenho confiança no meu trabalho".

A promessa agora é "continuar a treinar, continuar focado e a cuidar da saúde" porque, garantiu, a motivação tem "sempre".

Questionado sobre o que escreveu nas suas redes sociais, logo após a conquista do ouro, Pichardo explicou que foi uma "resposta a quem não acreditava nos seus resultados". Essas críticas, disse, "ficaram na minha cabeça" e ontem deu a resposta.

Ao segundo ensaio da final, o atleta de 29 anos fez 17,50 metros, superiorizando-se claramente ao italiano Andrea Dallavalle, campeão europeu sub-23 em 2021, por 46 centímetros, e ao francês Jean Marc Pontvianne, por 56 centímetros, medalhas de prata e bronze, respetivamente

O atleta português era o favorito à vitória nos Europeus uma vez que, há menos de um mês, se tinha sagrado campeão mundial do triplo salto, em Eugene, nos Estados Unidos.

Tiago Pereira conseguiu acesso aos três últimos saltos com 16,59, o oitavo lugar, melhorando posteriormente apenas um centímetro, pelo que terminou nessa posição.

A segunda edição dos campeonatos Europeus multidesportos está a decorrer em Munique até domingo e reúne nove modalidades, estando Portugal representado em sete, nomeadamente atletismo, canoagem, ciclismo, ginástica artística, remo, ténis de mesa e triatlo.

A seleção portuguesa conquistou três medalhas até ao momento, duas de ouro, através de Pedro Pablo Pichardo no triplo salto, e do ciclista Iúri Leitão, no scratch, no ciclismo de pista, e uma de prata, por Auriol Dongmo, no lançamento do peso.

Últimas Notícias
Mais Vistos