Desporto

Sá Pinto castigado em Portugal meses depois de rumar ao Irão

Sá Pinto castigado em Portugal meses depois de rumar ao Irão

Conselho de Disciplina da FPF confirma castigo de um mês ao treinador por declarações sobre um militar da GNR, em maio.

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) confirmou, esta terça-feira, o castigo de um mês imposto ao treinador Ricardo Sá Pinto por declarações sobre um militar da GNR, em maio, quando treinava o Moreirense.

Sá Pinto, atualmente a treinar os iranianos do Esteghlal, foi condenado por “lesão da honra e da reputação e denúncia caluniosa”, nota um comunicado, divulgado esta terça-feira.

A decisão segue a abertura do processo disciplinar, remetido à Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), ainda em maio, e que foi primeiramente rejeitada, em julho, por um erro na composição do relatório, e após 15 dias de suspensão, e multa, aplicadas ainda antes do play-off, perdido com o Desportivo de Chaves.

Após o envio de novo relatório final pelo instrutor, e de audiência disciplinar, foi decidido condenar o técnico, que então chamou “mentiroso” a um capitão da GNR, que tinha descrito o seu comportamento na derrota com o Vizela (4-1).

Esse relatório levou à suspensão por 15 dias de Sá Pinto, que esteve na bancada para os dois jogos com o Desportivo de Chaves, que venceu o play-off e subiu à I Liga, despromovendo os vimaranenses ao segundo escalão.

As duras críticas do treinador levaram a GNR a participar criminalmente junto do Ministério Público em Guimarães, além de remeter “os factos à Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto”.

Ricardo Sá Pinto, que também anunciou a intenção de apresentar queixa-crime contra o comandante Orlando Mendes, criticou a sua ausência nos dois encontros com o Desportivo de Chaves, do play-off de permanência na I Liga, que ditou a descida dos minhotos ao escalão secundário oito anos depois, atribuindo culpas ao referido militar.

“Este capitão é um grande mentiroso. As pessoas da vila de Moreira de Cónegos têm de se revoltar perante este capitão, que pôs em causa o sucesso deste clube. Ninguém diz nada, mas sabem o que vai acontecer? Vai ser contra tudo e contra todos”, atirou o ex-internacional português.

Últimas Notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do