Desporto

Ténis: ex-líder mundial suspensa por doping

Ténis: ex-líder mundial suspensa por doping
Andy Brownbill/ AP
Simona Halep foi suspensa provisoriamente.

Simona Halep, antiga líder do ranking e atual nona tenista mundial, foi suspensa, provisoriamente, devido a controlo antidoping positivo, anunciou esta sexta-feira a Agência Internacional para a Integridade do Ténis (ITIA).

Halep acusou positivo ao consumo de roxadustat, um medicamento que estimula a produção de glóbulos vermelhos, habitualmente utilizado no tratamento de problemas renais e que integra a lista de substâncias proibidas, na sequência de um controlo efetuado durante o US Open de 2022.

Assim, a tenista encontra-se numa "suspensão provisória obrigatória" que de acordo com o comunicado da ITIA "enquanto estiver suspenso provisoriamente, o jogador não é elegível para competir ou participar em quaisquer eventos de ténis".

"Ao longo da minha carreira, a ideia de fazer batota nunca passou pela minha cabeça uma única vez, porque é totalmente contrária a todos os valores que fui educada a respeitar. Diante esta situação tão injusta sinto-me tão injustiçada, completamente confusa e traída.", reagiu a tenista nas redes sociais.

Simona Halep afirma que vai lutar para repor a verdade e explica que não se trata de dinheiro ou de prémios, mas sim sobre a sua " honra e a história de amor que desenvolvi pelo ténis nos últimos 25 anos".

Pode ler todo o comunicado da tenista nas redes sociais:

O processo de inquérito decorre agora por conta das autoridades do ténis, mas qualquer decisão será passível de recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), tanto pela atleta como pela Agência Mundial Antidoping.

A atleta romena, de 31 anos, teve uma passagem efémera pelo Grand Slam norte-americano, ao perder com a ucraniana Daria Snigur em três sets, pelos parciais de 6-2, 0-6 e 6-4, na primeira ronda do torneio em piso duro, disputado a 30 de agosto.

Halep, que tem dois majors conquistados ao longo da carreira (Roland Garros, em 2018, e Wimbledon, em 2019), anunciou recentemente a intenção de abdicar do resto da época, a fim de recuperar de uma cirurgia ao nariz, realizada para melhorar o processo respiratório.

Últimas Notícias
Mais Vistos