Desporto

FPF vai iniciar processo de escolha do próximo selecionador para "novo ciclo"

FPF vai iniciar processo de escolha do próximo selecionador para "novo ciclo"
Suhaib Salem

Fernando Santos deixou o comando técnico da seleção portuguesa de futebol, após oito anos no cargo.

A Federação Portuguesa de Futebol informou, esta quinta-feira, que vai iniciar o processo de escolha do próximo selecionador, depois de ter anunciado a saída de Fernando Santos do cargo, considerando o "momento ideal para iniciar um novo ciclo”.

"A Direção da FPF iniciará agora o processo de escolha do próximo selecionador nacional", refere em comunicado, sem revelar nenhuma data prevista para anunciar o escolhido.

Desde 2014 na seleção portuguesa, Fernando Santos deu os dois primeiros troféus internacionais a nível sénior a Portugal, com a conquista do Euro 2016 e da Liga das Nações de 2019.

"Além dos títulos conquistados, Fernando Santos tornou-se o selecionador com mais jogos e mais vitórias. Foi uma honra ter podido contar com um treinador e uma pessoa como Fernando Santos na liderança da seleção nacional", refere, explicando que ambas as partes "concordaram em dar por terminado" o contrato.

Em 109 jogos, Fernando Santos conseguiu 67 vitórias, 23 empates e 19 derrotas, a última das quais frente a Marrocos, por 1-0, nos quartos de final do Mundial de futebol no Qatar.

"Após uma das melhores participações de sempre da seleção nacional em fases finais do Campeonato do Mundo, no Qatar, FPF e Fernando Santos entendem que este é o momento certo para iniciar um novo ciclo", acrescenta o documento.

A federação agradeceu a Fernando Santos e à sua equipa técnica pelos "serviços prestados ao longo de oito anos ímpares", salientando que acredita que o agradecimento é feito também "em nome dos portugueses".