Desporto

Juventus recupera 15 pontos retirados devido a castigo

Equipa de Turim tinha sido penalizada devido a alegadas irregularidades em transferências de jogadores. Castigo suspenso horas antes

Juventus recupera 15 pontos retirados devido a castigo
MASSIMO PINCA

A Juventus viu esta quinta-feira serem-lhe reatribuídos os 15 pontos que havia perdido no campeonato italiano, na sequência de uma penalização por alegadas irregularidades em transferências de jogadores.

A penalização foi suspensa por decisão do Colégio de Garantia Desportiva do Comité Olímpico Italiano, que considera que o caso deve ser reavaliado. Assim, a Juventus, que defronta hoje o Sporting para a Liga Europa, sobe assim ao 3.º lugar da Serie A (posição de qualificação para a Liga dos Campeões) com 59 pontos, menos dois que a Lazio e menos 16 que o líder Nápoles.

Em janeiro, o Tribunal Federal de Recurso havia dado razão à Federação Italiana de Futebol, que encontrou irregularidades nas contas do clube italiano. Em causa estão as épocas de 2018/19, 2019/20 e 2020/21.

Na origem do processo está a suspeita de que a Juventus, em conjunto com outras equipas, terá inflacionado valores de transferências com o objetivo de aumentar receitas. Desta forma, a Juve equilibrava artificialmente as contas do clube.

Vários antigos e atuais dirigentes do clube foram suspensos. O presidente Andrea Agnelli, o CEO Maurizio Arrivabene e o vice-presidente Pavel Nedved já se tinham demitido face às suspeitas.