Nicolas “Nick” Gilbert morreu este domingo, aos 26 anos de idade. O filho do dono dos Cleveland Cavaliers, clube da liga norte-americana de basquetebol (NBA) lutava desde o nascimento contra a neurofibromatose (NF), uma doença genética incurável que afeta a pele e pode causar tumores no cérebro.
Nick era visto como um amuleto da sorte da equipa de Ohio desde as primeiras aparições no draft da NBA, em 2011, com 14 anos.
Além de um símbolo dos “Cavs” e uma presença assídua nos jogos da equipa, Nick Gilbert era um símbolo da luta contra a doença que lhe tirou a vida.
A Gilbert Family Fundation e a Children's Tumor levantaram fundos para o avanço dos estudos sobre a neurofibromatose, com a campanha "Bow Tie" ("gravata borboleta", em tradução literal).
Homenagens do clube e de jogadores
Os Cleveland Cavaliers utilizaram as redes sociais para deixar uma mensagem de homenagem a Nick, que foi “uma luz e inspiração para muitos”.
"Foi uma honra estar ao lado do Nick na última temporada e celebrar a força e a resiliência de todos os afetados pela NF. A nossa campanha Bow Tie relembra-nos que há ainda trabalho a ser feito para encontrarmos a cara da doença", publicaram os Cavaliers no Twitter.
O autarca de Cleveland disse que Nick “será sempre amado e recordado como uma lenda”.
Vários desportistas também recorreram ao Twitter para homenagear Nick. Joe Haden, antigo jogador de futebol americano, publicou uma sequência de fotos com o amigo.