Reportagem Especial

Neemias Queta e o sonho americano: o voo do Vale da Amoreira para a NBA

A SIC foi até Sacramento conversar com Neemias Queta, o primeiro jogador português na NBA, que continua pronto para mostrar ainda mais o seu potencial nos Estados Unidos, na maior liga de basquetebol do mundo.

Loading...

Há dois anos, Neemias Queta tornou-se o primeiro português a jogar na NBA. Agora, a SIC foi a Sacramento falar com o jogador sobre o sonho americano que está cada vez mais perto de viver.

O anúncio foi feito na madrugada de 30 de julho de 2021 e, assim, Portugal, pela primeira vez, passou a ter um jogador no campeonato de basquetebol masculino mais importante do mundo: a NBA.

E em Sacramento, Califórnia, o sonho virou realidade.

O sonho real

A manhã de Neemias Queta começa bem cedo, também por ser dia de jogo pelos Stockton Kings, equipa satélite dos Sacramento Kings, que joga na G League, conhecida como uma espécie de segunda liga da NBA.

No entanto, antes do jogo há treino num pavilhão que fica a 10 minutos do centro da cidade americana de Sacramento. Esta equipa junta jovens com a ambição de chegar à NBA e jogadores mais experientes que já passaram por lá.

Neemias está num patamar intermédio, apesar de ter contrato com a NBA, continua a procurar mais oportunidades.

O jogador admite que o seu “potencial está todo ainda por vir”.

Esta já é a segunda época de Neemias pelos Kings e os Sacramento que jogam na NBA estão a fazer a melhor época dos últimos 16 anos. Ao mesmo tempo, os Stockton, onde Neemias mais se tem destacado, querem ser campeões na G League, algo que nunca conseguiram fazer.

Quando era só sonho

Em abril de 2021, a NBA ainda era um sonho para Neemias. No Vale da Amoreira, onde cresceu, no distrito de Setúbal, deu uma entrevista à SIC, onde falava das ambições que tinha na altura.

Foi, também, em Sacramento que Ticha Penicheiro brilhou na WNBA entre 2000 e 2009. Em 2005 foi campeã na liga feminina de basquetebol e é ainda hoje considerada uma das melhores jogadoras de sempre da competição.

O trajeto de Neemias despertou mais atenção na modalidade, tornou-se embaixador da Liga Portuguesa de Basquetebol e a Liga através dos patrocínios que se interessam pelo desporto tenta rentabilizar esta nova estrela.

Desta forma, foi possível levar adeptos portugueses, através da Liga Portuguesa, a atravessar o oceano atlântico até Sacramento para conhecerem Neemias Queta.

O futuro

Os portugueses não se contentam e querem mais Neemias na NBA. O jogador também quer ter mais tempo de jogo e quem o conhece bem diz que ele está pronto.

Para já, o principal objetivo é lutar pelo título da G League e esperar por uma oportunidade na equipa principal dos Kings.

O contrato de Neemias termina agora em abril, mas o jogador está confiante que vai continuar na NBA.

Se será nos Sacramento ou noutra equipa, isso só o tempo o dirá.