Desporto

Tio diz que Rubiales "sempre foi machista" e "arrogante"

Juan Rubiales afirma que não ficou surpreendido com o beijo de Luis Rubiales à jogadora Jenni Hermoso, denunciando ainda que o sobrinho terá organizado uma festa com "miúdas de 18 anos".

Loading...

O interminável caso Luis Rubiales continua a ganhar novos episódios em Espanha. Juan Rubiales, tio e antigo chefe de gabinete do dirigente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), deu uma entrevista ao jornal El Mundo em que arrasa o sobrinho, revelando uma festa “com miúdas de 18 anos”.

“As imagens não me surpreenderam”, começou por dizer, sobre o beijo não consentido que Luis Rubiales deu à jogadora Jenni Hermoso na final do Mundial.

“Luis sempre foi um homem com um claro tom machista, muito arrogante. Não quer ser um político, sim um guerreiro. Mas a sociedade espanhola mudou, marcou algumas linhas vermelhas e disse-lhe que isso não pode ser feito”, afirmou Juan Rubiales.

Tio e sobrinho trabalharam juntos durante anos na RFEF, mas os desentendimentos tornaram-se frequentes depois que Luis assumiu a presidência da federação. “Disse-me para que nunca mais o chamasse Luís, mas sim presidente (…) Passámos a apelidá-lo de Kennedy, pois não queria ter gente à sua volta que o contrariasse".

Festa com jovens de 18 anos

“Eu estava em Marbella e disseram-me que havia uma reunião de trabalho em Salobreña. Mandaram-me a morada e fui. Surpreendeu-me porque a federação tinha uma junta gestora e não havia nenhuma reunião agendada. Quando cheguei disseram-me que havia uma festa e que viriam ‘umas miúdas’. E de facto o Nené [ex-futebolista, próximo de Rubiales] apareceu com umas oito ou dez mulheres. Quando vi aquilo perguntei-lhe se estava louco. 'Têm 18 anos, podiam ser tuas filhas'. E fechei-me no quarto”.

Juan conta ainda que nenhuma mulher foi convidada para a “reunião”. Supostamente, o objetivo do encontro passava por "tratar do plano sanitário devido à Covid-19”.

A festa privada, que terá sido paga com dinheiro da federação, já tinha sido alvo de polémica em Espanha. O tio de Luis Rubiales denunciou o episódio à Autoridade Anticorrupção espanhola ainda em 2022.

FIFA suspende Rubiales

Depois de dias de críticas e pressão social, a FIFA suspendeu por 90 dias Rubiales devido ao seu comportamento na final do Campeonato do Mundo Feminino de Futebol.

No comunicado do Comité Disciplinar da FIFA, presidido pelo colombiano Jorge Ivan Palacio, a FIFA ordena ainda Luis Rubiales e outros dirigentes ligados à RFEF para não contactarem ou tentarem contactar a futebolista Jenni Hermoso.

A polémica no futebol espanhol surgiu a 20 de agosto, durante as comemorações do inédito título mundial de futebol por parte da seleção feminina espanhola, que derrotou na final, disputada em Sidney, a Inglaterra por 1-0, quando, na altura da entrega dos prémios, Rubiales beijou Hermoso na boca.

Seguiram-se inúmeras críticas ao sucedido, tendo Hermoso, depois de numa primeira versão ter dito que tudo ocorreu num momento de maior euforia, afirmado que não tinha consentido o beijo.