Desporto

António Costa acredita que Mundial de 2030 vai ser um "grande sucesso"

"É com grande alegria que recebemos a notícia de que o Campeonato do Mundo de Futebol de 2030 será organizado em conjunto por Portugal, Espanha e Marrocos", afirma o primeiro-ministro, felicitando a Federação Portuguesa de Futebol.

António Costa acredita que Mundial de 2030 vai ser um "grande sucesso"
RODRIGO ANTUNES

Portugal vai sediar pela primeira vez um Mundial de futebol, que será inédito também por outras razões. Diversas entidades e personalidades já estão a reagir. E o primeiro-ministro, António Costa, já deixou as suas palavras de “alegria” pela notícia.

“É com grande alegria que recebemos a notícia de que o Mundial de Futebol 2030 será organizado em conjunto por Portugal, Espanha e Marrocos. Felicitamos a Federação Portuguesa de Futebol pelo empenho e trabalho desenvolvido. Congratulamo-nos com esta parceria com Espanha e Marrocos, na certeza de que será mais uma demonstração de que temos capacidade e provas dadas na organização de grandes eventos. Será, seguramente um Mundial de enorme sucesso”.

Um Mundial inédito

Na prática o que vai acontecer é que o Mundial 2030, disputado pela primeira vez em três continentes, arranca na América do Sul e continua depois em Portugal, Espanha e Marrocos.

“Vamos ter três aberturas no Uruguai, na Argentina e no Paraguai. Três jogos inaugurais e tudo irá começar no Uruguai”, acrescenta o presidente da CONMEBOL Alejandro Domínguez.

A FIFA também confirmou a realização nestes moldes. Estamos perante uma aliança entre as duas candidaturas: a vencedora - Portugal, Espanha e Marrocos -, e a derrotada, a sul-americana.