Sir Bobby Charlton, um nome que está na história do futebol britânico e mundial, morreu este sábado, aos 86 anos. O Manchester United, clube em que se fez jogador e atuou durante praticamente toda a carreira, deu a notícia.
O antigo jogador foi diagnosticado com demência em 2020.
“"O Manchester United está de luto pelo falecimento de Sir Bobby Charlton, um dos maiores e mais queridos jogadores da história do nosso clube. Bobby foi um herói para milhões de pessoas, não apenas em Manchester ou no Reino Unido, mas em todo o mundo onde se joga futebol”, escreveu o clube em comunicado.
Campeão do Mundo em 1966
Robert Charlton nasceu em 11 de outubro de 1937, em Ashington, uma cidade mineira no norte de Inglaterra, e chegou em 1954 aos “red devils”, clube no qual permaneceu até 1973, antes de rumar ao Preston North End (1973/74) e Watford (1975).
Irmão do também campeão do mundo em 1966 Jack Charlton, Bobby foi, juntamente com o treinador Matt Busby, um dos sobreviventes do acidente aéreo que vitimou oito jogadores do Manchester United, em Munique, em fevereiro de 1958.
Em 1966, Bobby Charlton conquistou o inédito - e até hoje único - Mundial da Inglaterra. No mesmo ano, o jogador venceu também a Bola de Ouro.