Depois de Londres e de São Paulo, está a decorrer no Estoril a terceira edição da Cimeira TransferRoom, uma oportunidade para dirigentes, empresários, treinadores e até mesmo futebolistas se reunirem e contactarem diretamente os principais decisores do mercado de transferências.
Na prática, a cimeira do Estoril pretende antecipar de uma forma informal a reabertura do mercado de transferências a nível internacional, apenas agendada para os primeiros dias do novo ano.
Tem a particularidade de os participantes poderem integrar reuniões individuais num máximo de 38 pré-agendadas com os seus pares no formato de frente-a-frente com a duração de 15 minutos.
A participação no evento físico tem por base o registo na plataforma digital. Desde o seu lançamento em 2017, o TransferRoom é uma plataforma digital que já facilitou mais de quatro mil transferências de jogadores profissionais de futebol. Mais de 700 clubes de 60 países e 100 ligas estão a utilizar a plataforma.
À SIC, o diretor-executivo, Simon Ankersen, explicou a importância da plataforma digital que possibilitou a Hugo Viana iniciar contactos com o Coventry City para a transferência do avançado sueco Viktor Gyökeres para o Sporting.
Mas afinal o que é o TransferRoom?
Em 2016, Jonas Ankersen iniciou uma intensa pesquisa de mercado e reuniu-se com diretores desportivos de clubes de futebol por toda a Europa para discutir os seus desafios no mercado de transferências, com o objetivo de permitir o acesso direto de clubes, jogadores e empresários numa rede global.
Tornou-se evidente que a questão principal no mercado de transferências era a falta de transparência e de acesso a informações de mercado credíveis. Muitas vezes não existia uma linha direta de comunicação entre os decisores. Os clubes compradores não tinham informações confiáveis sobre quais jogadores estavam disponíveis, enquanto os clubes vendedores não tinham informações sobre quais perfis os de jogadores os clubes compradores procuravam.
E tal como na plataforma de relacionamentos Tinder, no TransferRoom, quando as duas partes combinam, cria-se uma relação, neste caso, de negócio.
Gyökeres, a transferência que bateu recordes
Com uma lacuna no setor ofensivo na equipa do Sporting, Hugo Viana, diretor desportivo do clube de Alvalade entrou em contacto com os responsáveis do Coventry City e da HCM Sports Management, a empresa gere a carreira do internacional sueco, tendo conseguindo fechar o negócio por cerca de 20 milhões de euros.
A maior aquisição de sempre do Sporting, e a transação mais valiosa promovida através da plataforma, Gyökeres despertou a atenção do leões ao marcar 22 golos na temporada transata pelos ingleses do Coventry City. Este ano, de leão ao peito já contabiliza 12 remates certeiros em 14 partidas disputadas.