O campeão europeu Manchester City, o Bayern Munique e o Real Madrid são, em teoria, os adversários mais complicados para o FC Porto nos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol.
Ao contrário de Benfica e Sporting de Braga, que caíram para a Liga Europa, os “dragões” garantiram esta quarta-feira o apuramento para os oitavos-de-final, depois de vencerem o Shakhtar Donetsk, por 5-3, na sexta e última jornada do grupo H.
O vice-campeão português terminou o grupo na segunda posição, atrás dos espanhóis do FC Barcelona, ficando a saber que vai defrontar um dos outros sete vencedores de grupos.
Apenas os catalães não vão poder defrontar os portistas, com o inglês Manchester City, de Rúben Dias e Bernardo Silva, que venceu o grupo G apenas com vitórias, a ser, teoricamente, o adversário mais difícil que poderá calhar em sorte ao FC Porto no sorteio de segunda-feira em Nyon, na Suíça.
O espanhol Real Madrid, recordista de títulos e que defrontou o Braga no grupo C, também terminou a fase de grupos com seis triunfos e é sempre um oponente temível, assim com o Bayern Munique, que apenas cedeu um empate e somou o 40.º jogo sem derrotas na fase de grupos.
Pela história na competição, o adversário mais acessível seria a espanhola Real Sociedad, mas que fez uma excelente fase de grupos, sem qualquer derrotas e na qual bateu duas vezes o Benfica.
Também de Espanha, o Atlético de Madrid traz algumas boas memórias ao FC Porto e não será um adversário totalmente inacessível, tal como os alemães do Borussia Dortmund ou os ingleses do Arsenal.
Com LUSA