A seleção de Cabo Verde venceu esta sexta-feira Moçambique, por 3-0, e qualificou-se para os oitavos de final da Taça das Nações Africanas (CAN), que decorre na Costa do Marfim. O responsável por abrir caminho para a vitória foi Bebé, velho conhecido do futebol português.
Com o triunfo, a liderança do Grupo B já não escapa aos 'tubarões', uma vez que somam seis pontos em dois jogos, depois de na primeira jornada terem vencido o Gana por 2-1, faltando apenas uma partida para o fim da primeira fase da prova.
Na partida de hoje, Cabo Verde abriu o marcador através de Bebé, antigo jogador do Benfica, Paços de Ferreira, Rio Ave, Vitória de Guimarães e Estrela da Amadora. que joga no Rayo Vallecano. Aos 32 minutos, o avançado marcou um potente livre direto, a 40 metros da baliza adversária, que só parou nas redes, com uma dose de contribuição do guarda-redes Hernâni.
O conjunto cabo-verdiano dilatou a vantagem aos 51 minutos, através de um tento conseguido pelo capitão Ryan Mendes, que 'roubou' a bola ao defesa moçambicano Edmilson na grande área.
Quando as 'mambas' tentavam reduzir a desvantagem, os 'tubarões' voltaram a marcar ao minuto 69, num remate de fora da área de Kevin Pereira.
A seleção moçambicana continua com um ponto, fruto do empate a dois golos com o Egito, na jornada inaugural, tal como o Gana, enquanto os egípcios somam dois e estão em segundo.
Moçambique, que vai agora enfrentar o Gana, parte para a última jornada ainda com hipóteses de apuramento para os oitavos de final, cujas vagas são para os dois primeiros de cada grupo, bem como para os quatro melhores terceiros, enquanto Cabo Verde, já apurado, fecha a fase de grupos frente ao Egito.
Com LUSA