Desporto

Primeira Liga: em tempo de Carnaval, Sporting desfila em Alvalade com 'manita'

A formação orientada por Rúben Amorim dominou totalmente o encontro frente a um Sporting de Braga, que sempre se mostrou “febril”, fazendo agora pressão ao Benfica na luta pelo título.

Primeira Liga: em tempo de Carnaval, Sporting desfila em Alvalade com 'manita'
FILIPE AMORIM / LUSA

O Sporting venceu o Sporting de Braga este domingo, por 5-0, na 21.ª jornada da Primeira Liga e recuperou liderança à condição, ficando à espera do que o Benfica irá fazer diante do Vitória de Guimarães.

Depois de terem vencido sem dificuldades a União de Leiria nos quartos de final da Taça de Portugal, Rúben Amorim operou apenas duas mudanças no seu esquema tático: Antonio Adán e Morita entraram para os lugares de Franco Israel e Marcus Edwards. Do lado minhoto, Artur Jorge repetiu a mesma equipa que entrou de início na vitória sobre o Moreirense.

Os leões entraram dominantes com “fome” de chegar à vantagem cedo. E depois de várias insistências, o golo surgiu aos nove minutos com um “brinde arsenalista”. Víctor Gómez procurou fazer um atraso, mas cometeu um erro tremendo e acabou por destacar Francisco Trincão, que pegou na bola e bateu Matheus.

Dez minutos depois, Eduardo Quaresma arrancou pela direita, a combinar com Trincão, que serviu Pote. O internacional português caiu na área, mas nas suas costas apareceu o defesa-central, que “à avançado” ampliou a vantagem leonina no encontro.

Após uma primeira parte praticamente de sentido único em que os "verdes e brancos" foram apresentaram-se exímios. No segundo tempo, os bracarenses procuram afastar a imagem “febril”, em que tiveram extremas dificuldades em chegar ao último terço do terreno.

Mas a turma de Rúben Amorim não quis desarmar, e aos 71 minutos alargou a vantagem no encontro. Eduardo Quaresma descobriu Francisco Trincão, que assistiu Viktor Gyökeres com um grande cruzamento. O avançado sueco, de primeira e com um remate acrobático, fez o 3-0.

Dois minutos mais tarde, Daniel Bragança levou as bancadas de Alvalade novamente ao delírio. Pote dominou a bola na área, que sobrou para o médio, de primeira, bater o guardião minhoto.

Aos 85 minutos, a mão cheia de golos em Alvalade. Um cruzamento na direita, a bola sobrou para Nuno Santos, que de trivela fez o quinto tento dos “leões”.

Com este triunfo, o Sporting assume provisoriamente a liderança, com 52 pontos, mais um do que o Benfica, que joga ainda hoje em Guimarães, com os 'leões' a contarem um jogo em atraso em Famalicão, enquanto o Sporting de Braga é, para já, quarto, com 40 pontos, apenas mais um do que os vimaranenses, quintos.