O nadador português Diogo Ribeiro voltou a fazer história, este sábado, na prova de 100 metros mariposa ao conquistar a medalha de ouro. O atleta completou a prova em 51,17 segundos, um novo recorde nacional e já depois de ter conseguido, na sexta-feira, o melhor tempo das meias-finais, com máximo luso (51,30).
Esta foi a terceira medalha em mundiais do nadador natural de Coimbra e a segunda de ouro nos Mundiais de desportos aquáticos em Doha, depois da prata, também nos 50 mariposa, em 2023, em Fukuoka.
“Ainda ko de emoção", o comentador SIC, Olivier Bonamici, não hesita em afirmar que este “é um grande feito, é algo extraordinário”.
"Comparações com Rosa Mota ou Carlos Lopes são sempre complicadas mas estamos a atingir um patamar inesperado. Portugal tem uma tradição na natação mas nunca tinha conseguido uma medalha de ouro e desta vez não é uma mas duas. O país tem um novo herói no desporto que se chama Diogo Ribeiro”, destaca.
Mais uma vez, refere, apesar de a partida não ter sido a melhor, “o Diogo é alguém que tem uma ponta final extraordinária. Diria que é uma excelente notícia porque não tarda temos os Jogos Olímpicos de Paris e esta prova faz parte”.
Ainda assim, Olivier lembra que neste mundial há “ausentes de peso”, e por isso “o Diogo não é ainda candidato ao ouro nos Jogos Olímpicos. Acho que neste momento há atletas superiores, mas a verdade é que cada vez que [o Diogo] faz uma prova bate o próprio recorde nacional, a questão que se coloca é qual é o limite deste homem? Ele provou que ultrapassa os seus limites e por isso estou também confiante".
Nos Jogos de Paris, para os quais o atleta português já está apurado, “vai ter adversários teoricamente mais fortes. Mas este rapaz mostra que a cada corrida passa para outro patamar. É um momento altíssimo, parabéns também à Federação Portuguesa pelo trabalho inacreditável, esta é a prova do que o Estado faz pelo desporto".
"Hoje é um dia para respirar do futebol. Não deixa de ser o desporto rei mas é tão bom quando parece um atleta que está no topo mundial", além disso, é motivador. "Portugal precisa do Diogo, do Miguel Oliveira, do Fernando Pimenta, eles são embaixadores de Portugal e podem dar motivação aos putos para eles também fazerem desporto", remata Olivier Bonamici.