Desporto

Artur Jorge: jogos portugueses na Liga Europa com tributo ao treinador

Um histórico do futebol português, segundo Pinto da Costa, faleceu esta quinta-feira e será homenageado antes do apito inicial dos jogos europeus do Sporting, Benfica e SC Braga, após aprovação da UEFA.

Artur Jorge: jogos portugueses na Liga Europa com tributo ao treinador
Paulo Novais

Os jogos de esta quinta-feira de Benfica, Sporting de Braga e Sporting na Liga Europa de futebol terão um tributo ao antigo futebolista e treinador Artur Jorge, que morreu esta quinta-feira aos 78 anos.

Segundo comunicado da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), esta entidade "solicitou à UEFA autorização para a realização do tributo ao treinador português", que morreu esta madrugada.

"A UEFA correspondeu à solicitação pelo que essa homenagem vai ser cumprida antes do pontapé de saída dos jogos Sporting-Young Boys, Toulouse-Benfica e Qarabag-Sporting de Braga, relativos à segunda mão do play-off dos oitavos de final da Liga Europa", pode ler-se na nota federativa.

O antigo avançado Artur Jorge, nascido no Porto, em 13 de fevereiro de 1946, iniciou a carreira no FC Porto, tendo, depois, rumado à Académica, em Coimbra, onde, como jogador-estudante, cursou Filologia Germânica, antes de chegar ao Benfica, clube no qual venceu quatro campeonatos e duas Taças de Portugal.

Prosseguiu a carreira no Belenenses, antes de a encerrar nos norte-americanos do Rochester Lancers, em 1977, enveredando, depois, pela carreira de treinador, na qual teve o momento alto da carreira em 1986/87, ao vencer a Taça dos Clubes Campeões Europeus ao serviço do FC Porto.

Além deste sucesso nos 'dragões', que comandou em dois períodos, passou por clubes como Vitória de Guimarães, como adjunto, Belenenses, Portimonense, Matra Racing, Benfica, Tenerife, Vitesse, Paris Saint-Germain, Al Nassr, Al Hilal, Académica, CSKA Moscovo, Al Nasr, Creteil Lusitanos e Alger, além da seleção de Portugal, em duas ocasiões, dos Camarões e da Suíça.

Ao longo da carreira de treinador, Artur Jorge conquistou três campeonatos portugueses, uma Supertaça e uma Taça de Portugal pelo FC Porto, além da 'Champions', e um título de campeão francês.

Morreu “serenamente”

O antigo futebolista e treinador português, Artur Jorge, de 78 anos, morreu “serenamente” esta quinta-feira após lutar contra uma doença prolongada.

Num comunicado redigido e enviado às redações pela família do antigo técnico, pode ler-se que Artur Jorge Braga de Melo Teixeira morreu “serenamente, rodeado dos seus familiares mais próximos” na madrugada desta quinta-feira.

"É com profunda tristeza que a família de Artur Jorge Braga de Melo Teixeira comunica o seu falecimento, esta madrugada, em Lisboa, após doença prolongada. Morreu serenamente, rodeado dos seus familiares mais próximos", escreveram os familiares.