Desporto

Rubiales detido no regresso a Espanha

O ex-presidente da Federação de Futebol Espanhola foi detido mal aterrou em Madrid.

Loading...

Luis Rubiales foi detido minutos depois de aterrar em Espanha. O ex-presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), que estava na República Dominicana, foi recebido pela polícia no aeroporto de Madrid-Barajas, esta manhã, avança o El Mundo.

O mesmo jornal adianta que Rubiales tinha comprado um bilhete de regresso a Espanha para dia 6 de abril, mas decidiu antecipar a viagem para esta quarta-feira.

Imagens divulgadas pelo canal La Sexta mostram o ex-dirigente da RFEF a entrar numa carrinha da Guardia Civil no aeroporto.

O antigo dirigente da RFEF esteve cerca de um mês na República Dominicana e já sabia que seria detido quando regressasse ao país de origem por suspeitas de corrupção, branqueamento de capitais e envolvimento em redes criminosas na sequência de uma investigação por crimes de corrupção.

A operação foi lançada pela Unidade Operacional Central da Guarda Civil e decorre de suspeitas de irregularidades nos contratos celebrados pela RFEF desde 2018, período em que o organismo esteve sob a presidência de Luis Rubiales e que inclui a realização da Supertaça espanhola de futebol na Arábia Saudita.

Rubiales renunciou ao cargo na RFEF em 2023, altura em que a internacional espanhola Jenni Hermoso apresentou queixa pelo beijo que Rubiales lhe deu na boca na comemoração da conquista do Mundial feminino.

Nesse processo, o Ministério Público pede dois anos e meio de prisão para Rubiales por agressão sexual e coação.