Mundo

Rubiales fica em liberdade depois de ter sido detido no regresso a Espanha

O ex-presidente da Federação de Futebol Espanhola tinha sido detido esta manhã depois de ter aterrado em Madrid.

Loading...

A Guarda Civil libertou o ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) Luis Rubiales depois de ter sido detido esta quarta-feira de manhã, minutos depois de aterrar em Espanha.

Segundo o jornal espanhol G24, Luis Rubiales terá sido libertado após ter feito um depoimento, não chegando, portanto, a ser transportado até ao comando da Guarda Civil, nem a tribunal, como se tinha adiantado.

Ao que tudo indica, foi libertado exatamente porque afinal não havia nenhuma ordem para que fosse levado a tribunal.

O ex-presidente da federação espanhola de futebol, suspeito num caso de corrupção, tinha sido esta quarta-feira detido e levado pela polícia no aeroporto de Madrid, ao aterrar em Espanha vindo do estrangeiro, noticiou a comunicação social local.

Rubiales chegou a Madrid num voo comercial oriundo da República Dominicana e foi abordado por elementos da Guarda Civil (força de segurança similar à Guarda Nacional Republicana portuguesa) ainda dentro do avião, segundo o canal de televisão La Sexta, que tinha uma equipa de jornalistas no mesmo voo.

O ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) foi depois levado num carro da Guarda Civil.

Em investigação estão possíveis irregularidades em contratos na RFEF entre 2018 e 2023, quando Rubiales era presidente da federação, cargo que abandonou na sequência da polémica do beijo à jogadora Jenni Hermoso.

Rubiales negou as acusações de corrupção numa entrevista à televisão La Sexta que será integralmente transmitida esta quarta-feira.

O ex-presidente da RFEF estava na República Dominicana quando na semana passada foi notificado pela justiça, tendo a sua defesa informado a juíza do caso de que estava fora de Espanha por questões laborais, que voltaria ao país em 06 de abril e que ficaria à "total disposição" das autoridades.

Rubiales acabou por antecipar o regresso a Espanha e aterrou esta manhã em Madrid, depois de na segunda-feira o alojamento em que estava na República Dominicana ter sido alvo de buscas por elementos da Guarda Civil em colaboração com autoridades do país americano, segundo os 'media' espanhóis.

No âmbito desta investigação foram já detidas várias pessoas na semana passada, quando houve buscas na sede da RFEF, em Madrid, e na casa de Luis Rubiales, em Granada, entre outros locais.

O processo afeta supostas irregularidades nos contratos celebrados pela RFEF desde 2018, período em que o organismo esteve sob a presidência de Luis Rubiales e que inclui a realização da Supertaça espanhola de futebol na Arábia Saudita.